Quarta, 24 Abr 2024

Prefeitura de Atibaia inaugura nova sede do CRAS Caetetuba

A Prefeitura da Estância de Atibaia inaugurou nesta segunda-feira (21) a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Caetetuba, que será responsável pelo atendimento de mais de 5 mil famílias referenciadas. Denominado "Espaço José Navarro Flores", a nova sede do CRAS fica no prédio da antiga Estação Caetetuba, revitalizado pelo Executivo Municipal objetivando a instalação desse importante equipamento de assistência social para a população, sobretudo da comunidade da região de Caetetuba – uma das mais populosas da cidade.

Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela administração dos CRAS no município, a antiga estação férrea, patrimônio tombado pelo CONDEPHAT por sua importância histórica e arquitetônica, foi revitalizada e, graças à sua reforma e ampliação, passa a abrigar o novo CRAS Caetetuba, agora em sede própria (antes funcionava provisoriamente em outro endereço), com mais conforto e praticidade para atendimento de todas as demandas.

A nova sede do CRAS Caetetuba tem capacidade para acolher duas equipes psicossociais e conta com dois salões para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de espaços administrativos e sanitários com acessibilidade.

O projeto foi viabilizado por meio de contrapartida sob responsabilidade financeira da Cantareira Transmissora de Energia SA (Celeo Redes Brasil) – em virtude da passagem de uma linha de transmissão da ANEEL em Atibaia, além do BNDES como parceiro financiador.

O prefeito Emil Ono lembrou que a nova sede do CRAS Caetetuba é a primeira inauguração do Governo Municipal em seu mandato, iniciado em janeiro deste ano. "É uma grande alegria que nossa primeira inauguração seja no Caetetuba, bairro que vivenciou tantas melhorias nos últimos anos, e é muito simbólico que seja justamente a inauguração da nova sede do CRAS, equipamento que é considerado 'a porta de entrada' para a Assistência Social do município. É uma conquista muito importante para Atibaia e que se soma a toda essa transformação social vivenciada na cidade, sobretudo em Caetetuba e região. Estamos entregando à população um espaço ainda melhor e mais amplo, levando mais dignidade e qualidade de vida a todos", ressaltou o chefe do Executivo.

"Atibaia tem feito esse papel de proteção social e é isso que a gente quer ver, e tenho certeza que é por isso também que o Ministério da Cidadania faz esse reconhecimento visitando o município hoje. Atibaia é uma cidade que cuida dos seus, que cuida dos vulneráveis e, mais do que isso, impulsiona os vulneráveis. É isso que a gente quer ver, impulsão, mobilidade e busca por autonomia dentro da possibilidade de cada um", destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

Na cerimônia também foi apresentado um vídeo com mensagem gravada pela secretária de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa. "Que esse equipamento seja o espaço para que a comunidade possa realmente ter o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de prevenção no sentido de evitar violações de direitos. Nossos parabéns pelo excelente trabalho de Atibaia", afirmou ela no vídeo.

A inauguração da nova sede do CRAS Caetetuba contou com transmissão ao vivo na página da Prefeitura no Facebook e, presencialmente – seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, também contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Emil Ono; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tamy Ono; o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile; a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes; o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS, Adeildo Nogueira da Silva, representando a secretária nacional Maria Yvelônia Barbosa; o vereador Julio Cuba, representando a Câmara Municipal; o presidente da Associação dos Moradores da Vila Santa Clara e Vila São José, José Lopes; o gerente de Sustentabilidade, Cristopher Cesar, e de Responsabilidade Social, Miguel Minguillo Neto, ambos do Grupo Celeo; Basílio Zecchini, representando o deputado estadual Rafa Zimbaldi; a presidente da OSC Fraternidade Universal Projeto Curumim, Yara Mendonça; a patrona da EM Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, Prof.ª Therezinha Sirera, que colaborou com o restauro do CRAS Caetetuba; entre outras autoridades, vereadores, secretários municipais e membros da sociedade civil.

Durante o evento também foi respeitado um minuto de silêncio em razão do falecimento do ex-vice-prefeito de Atibaia, Mario Inui (2001-2004 e 2013-2016)

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/