Sábado, 28 Maio 2022

Rotary realizará a primeira coleta de sangue do ano, no dia 21 de janeiro, com agendamento

Neste primeiro mês do ano, o Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade realizarão, no próximo dia 21, a primeira Coleta de Sangue de 2022, repetindo o bem sucedido agendamento de horário, verificado nos últimos eventos.

Sempre atentos à segurança individual de cada interessado em doar sangue, em razão da pandemia da Covid-19, será preciso agendar horário para doação. Ao acessar o link: https://bit.ly/2B5cOlf, o doador poderá escolher entre 8h30 e 11h45, além de preencher um formulário com seus dados principais, facilitando a confirmação que lhe será enviada por uma das entidades. O acesso também poderá fazer sua reserva de horário pelo QR CODE.

A operacionalização da coleta será feita, mais uma vez, pelo Hemocentro da Unicamp, de Campinas. Criado em 1985, atende uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes, distribuídos em cerca de 120 municípios, inclusive Atibaia.

Ao alertar àqueles que, porventura já tiveram a Covid-19 ou já foram vacinados, sobre os procedimentos necessários antes de agendar o horário de doação, o Hemocentro da Unicamp recomenda que a doação só poderá ser feita 30 dias após a alta dada pelo médico. Portanto, em caso de não enquadramento, será preciso apresentar a confirmação médica.

Aqueles que já foram vacinados, seja com a CoronaVac seja com a AstraZeneca, Janssen ou Pfizer, é fundamental, por segurança, aguardar sete dias, apresentando o comprovante da vacina no dia da coleta.

"Preocupados quanto à saúde de cada interessado", esclarece Renato Soulé, presidente do Rotary, "estamos tomando as medidas básicas protocolares para prevenção como a obrigatoriedade do uso de máscaras, orientação no distanciamento, sem aglomerações e limite de pessoas para cada 15 minutos".

Ao comentar as determinações, José Carlos Carvalho de Souza, responsável pelas campanhas de Coleta de Sangue dentro dos Projetos Humanitários do clube, destacou que "o tema Doe Sangue! Doe Vida! resume o espírito da campanha, cujo acesso para agendamento é simples. Basta digitar o link: https://bit.ly/2B5cOlf, para escolher entre os horários de 8h30 e 11h45, preencher um formulário com seus dados principais, ou via QR CODE, que facilitará a confirmação que será feita por uma das entidades".

A coleta de sangue acontecerá na sexta-feira, 21 de janeiro, na sede dos clubes, à Alameda Lucas Nogueira Garcez, nº 2.079, cujos resultados, de acordo com o projeto iniciado há mais de quatro anos, contribuirão, mais uma vez, para o estoque de sangue coletado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemocentro da Unicamp que atende a cidade de Atibaia e região.

Pesquisas revelaram que, com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/