K9, a droga sintética que causa 'efeito zumbi' e alucinações
A droga sintética conhecida como K9, K2 ou Spice, pode causar diversas alucinações e paranoias. O alucinógeno é uma mistura de componentes químicos industriais, como moléculas sintéticas de tetraidrocanabinol (THC) - o mesmo composto alucinógeno presente na Cannabis. A droga também pode ser chamada de Spice, K2, K4 e high legal.
A preparação da droga ocorre desta maneira: os componentes do alucinógeno se misturam com um solvente, tornando-se líquido. Em seguida, o líquido é borrifado numa superfície - ervas secas, papéis coloridos e até folha sulfite. Segundo especialistas, a droga é cem vezes mais potente que a maconha.
A K9 tem sido uma das drogas mais usadas na Cracolândia, em São Paulo. Na sua essência, maconha sintética é uma mistura de produtos químicos industriais com moléculas sintéticas de THC pulverizados sobre qualquer erva seca - como capim, envolto em brilhantes e chamativos pacotes coloridos são vendidos sob uma variedade de nomes como K2, High Legal, Black Mamba, Cannabis Blends e Spice (as mais conhecidas), embora centenas de outras marcas são encontrados. Ela é projetada para se parecer com maconha, mesmo não possuindo aroma e a aparência da natural, e vem disfarçada de incenso e ervas aromatizadoras, o que não tem nada a ver com a maconha natural, e seu consumo afeta o cérebro de forma diferente do que a droga natural, e, de acordo com o NIDA - o Instituto Nacional de Abuso de Drogas, nos EUA, informa que os usuários podem experimentar: ansiedade, agitação, náuseas, vômitos, hipertensão arterial, convulsões, alucinações, pânico, incapacidade de comunicação, paranoia, além de levar o usuário a agir com violência.
O conhecido "efeito zumbi", um dos efeitos do uso da droga, é fruto de confusão mental, percepções alteradas e alucinações.
Fontes: Revista Oeste - APA Brasil - International Police Association
Veja mais notícias sobre Polícia.
Comentários: