Sexta, 26 Abr 2024

Câmara aprovou moção de pesar pela perda de Mário Inui, que começou na política por influência de seu pai

A Câmara aprovou, na sessão de terça-feira, 22 de junho, moção de pesar pelo falecimento do ex-vice-prefeito e secretário de Agricultura Mário Inui. O documento foi assinado pelos vereadores José Carlos Machado (Zé Machado), Paulo Ferraz Alvim Mühlfarth (Pi do Judô) e Reinaldo dos Santos (GCM Santos "Rona").

"Querido por todos, sempre disposto a ajudar, paciente em atender os munícipes, esse foi o amigo Mário Inui, cidadão do bem, caridoso e muito competente. Infelizmente, no último dia 19, ele partiu após lutar bravamente contra um câncer, mas nos deixará um legado de boas recordações que sempre alegrarão nossos corações", afirmou o documento.

A moção traz um resumo da vida de Inui, nascido em Lins (SP) em 1953, sétimo filho entre onze. Sua família se mudou para Atibaia em 1968 e se dedicou principalmente à lavoura de morango por mais de 40 anos. Ele estudou no Major Alvim, trabalhou como agricultor e caminhoneiro. E a política chegou pelas mãos de seu pai, que frequentemente visitava os vizinhos para falar sobre seus candidatos.

Inui foi companheiro ativo em várias associações de produtores e entidades culturais japonesas, ajudando a divulgar manifestações como o Bon Odori e a Festa de Flores. Estreou de fato na política em 1992, quando foi eleito o vereador com a maior votação. Em 1996, reelegeu-se como segundo mais votado. Em 2001, foi eleito vice-prefeito.

Por conta de uma cirurgia cardíaca em março de 2004, teve de se afastar brevemente da política, mas voltou em 2008 a concorrer a vice, perdendo por diferença pequena de votos. Voltou a disputar como vice em 2012, sendo novamente eleito vice-prefeito.

Em 2014, submeteu-se a um transplante de rim e, mesmo assim, não deixou de servir a cidade que tanto amou. Atuou na gestão de 2016 a 2020 como secretário municipal de Agricultura e presidente do partido Podemos. Em 2018, recebeu o Título de Cidadão Honorário, da Câmara, honraria de iniciativa do vereador Zé Machado. Até os últimos dias, manteve a amizade e o carinho de familiares, amigos, eleitores e parceiros políticos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/