Sábado, 20 Abr 2024

Entrevista com Danilo Manha, que de forma surpreendente assumiu a presidência do PT em Atibaia

O presidente do PT Atibaia Danilo Manha e o deputado estadual Mário Maurici
Danilo Manha

AH - Como foi a movimentação política para você assumir a presidência do PT em Atibaia?

Danilo - Fui convidado pelo deputado estadual e ex-prefeito de Franco da Rocha, Mário Murici para desenvolver um trabalho na área de bem-estar animal na Assembleia (onde atuo há vários anos). Com isso criamos uma proximidade com a bancada do PT e como o Maurici que é o coordenador do PT na macrorregião Mantiqueira (que engloba as cidades desde Mairiporã até o circuito das águas), me convidou para atuar na reorganização do PT nessas cidades. Consequentemente assumimos o compromisso de reativar o PT de Atibaia que não existia mais.

AH - Como você pretende reorganizar o PT de Atibaia que estava sem comando efetivo?

Danilo - Hoje o PT de Atibaia está novamente ativo, com uma Comissão Provisória composta na maioria por jovens. Estamos buscando resgatar nomes históricos e novas filiações. Me surpreendeu a quantidade de filiações espontâneas que estão surgindo com o crescimento de Lula nas pesquisas e os descasos da gestão Bolsonaro na pandemia.

O PT em Atibaia sempre teve candidaturas. Entre 1992 e 1996 teve o professor Ricardo como seu primeiro vereador que foi um dos mais atuantes daquela legislatura. Em 2004 e 2008 elegeu o vice-prefeito e nas eleições de 2012 elegeu um vereador, mas por um erro toda a chapa foi impugnada.

Posteriormente o partido passou a derreter, lançando apenas dois candidatos em 2016 e no ano passado nem participou das eleições. Uma situação terrível para o maior partido do Brasil.

AH - Como o partido pretende voltar a atrair os eleitores?

Uma coisa é fato! Atibaia é o que é hoje graças aos governos dos presidentes Lula e Dilma. Todas as grandes obras da cidade são frutos de recursos do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) das gestões do PT. Duplicação da Jerônimo de Camargo, pavimentação asfáltica nos bairros afastados, drenagem, o maior programa habitacional da história da cidade e tantos outros iniciados na gestão do Beto Tricoli e se estendendo até agora. Este legado que pretendemos resgatar na memória dos eleitores. Se existe um governo que fez por Atibaia, este governo foi do PT. Para efeito comparativo, basta vermos que nos últimos anos (Temer e Bolsonaro) pouca coisa veio do governo federal.

AH - Qual será a postura do PT Atibaia frente a atual administração?

Danilo - O PT está em processo de reconstrução. Eu participei das eleições de 2020 no grupo do prefeito Emil dentro de uma candidatura coletiva temática na proteção animal. Toda decisão no PT é coletiva. Avaliamos que o prefeito tem feito uma boa gestão, fazendo os ajustes necessários e buscando imprimir sua marca.

Queremos estabelecer o diálogo, se for de interesse do prefeito, e ajudar com recursos de emendas do orçamento através de nossos deputados estaduais e federais.

Se o Fernando Haddad confirmar sua candidatura, o PT terá chances reais de quebrar a hegemonia de 30 anos do PSDB no governo do Estado e os números, até agora, mostram que Lula tem tudo para ser eleito presidente. Neste cenário teríamos o PT governando o São Paulo e o Brasil e poderíamos ajudar muito a cidade.

AH - Nas eleições de 2022, o PT de Atibaia pretende apoiar candidatos do partido ou poderá apoiar candidatos de outras siglas, tendo em vista o interesse de Atibaia e região?

Danilo - O que diferencia o PT dos demais partidos é que todas as decisões são coletivas e não existe imposições dentro da legenda. Temos um compromisso com o Maurici para deputado estadual, pelo trabalho que ele já vem desenvolvendo por Atibaia na Assembleia Legislativa.

Já na questão federal, o PT ainda não fechou questão, pois existem vários companheiros que se identificam com diferentes parlamentares. Dentro da executiva estadual também foi ventilada a possibilidade de pleitearmos uma candidatura própria para fortalecer a sigla. Eu tive 20 mil votos para federal em 2018 e isso nos credencia para o debate. Mas entendo que o momento é de atuar na formação das bases do PT na cidade, pensando em 2024.

AH - O que muda da atual executiva para as anteriores?

Danilo - O reconhecimento e respeito pelos companheiros que carregaram o PT até aqui é muito grande. Professor Ricardo, Marcílio, Fabiana, Professora Júlia e tantos outros. Estamos buscando resgatar pessoas históricas do PT e ao mesmo tempo existe um time muito bacana de jovens que está trazendo uma nova cara e que são o futuro do PT. Eu estou presidente, mas eles que vão dar continuidade nesse projeto. O William Vieira que é nosso secretário de organização tem feito um trabalho primoroso de filiações e em pouco tempo o PT hoje é o partido que mais cresce em número de filiações na cidade.

AH - Em que bases o PT de Atibaia busca atuar?

Danilo - O PT tem voltado às suas origens em todo Brasil. Estamos conversando com as pontas da cidade, com os moradores mais excluídos e que na maioria das vezes são lembrados apenas de quatro em quatro anos. Estas pessoas sabem que o PT foi o único partido que olhou pelos mais humildes. São beneficiários dos programas sociais, tiveram acesso a crédito, os filhos foram para a universidade.

Criamos uma presença forte nas redes sociais. Temos dialogado muito com as minorias, que não se sentem representadas e nem conseguem espaço para o debate. Estamos criando núcleos LGBTQI+, diversidade religiosa e outros. Queremos ouvir essas pessoas, pois apenas elas sabem os preconceitos sofridos diariamente. O PT é o partido de todos essa sempre foi nossa marca.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/