Segunda, 18 Ago 2025

Escorpiões: saiba como evitar a presença desses perigosos intrusos dentro de casa

Escorpiões: saiba como evitar a presença desses perigosos intrusos dentro de casa

O clima quente desta época do ano, acompanhado das chuvas, que também acontecem mais vezes e em maior quantidade no verão, são fatores que colaboram para a proliferação de escorpiões. Esses animais, da mesma família das aranhas, e que gostam de locais secos, podem se esconder dentro de casa, causando preocupação e alerta de seus moradores. Entre as várias espécies, o escorpião amarelo é o mais comumente encontrado e o que causa mais acidentes, por isso, alguns cuidados são importantes para evitar riscos à saúde. Se uma pessoa for picada, a orientação é a de que seja encaminhada imediatamente à Santa Casa de Atibaia, ponto estratégico regional para acidentes com animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.


Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Atibaia, o escorpião, que pode viver por até 10 anos conforme a espécie, alimenta-se principalmente de baratas, grilos e aranhas. Evitar a proliferação desses insetos, mantendo o ambiente limpo, é um dos primeiros passos para que sua casa não venha a ser visitada por esse intruso perigoso.


O acumulo de madeira velha, ferragens, tijolos e entulhos em geral, também devem ser evitados. A realização de uma dedetização contra baratas, realizada por empresa especializada, pode ser útil para evitar que um escorpião apareça. A colocação de telas nas janelas também é uma boa medida, que além de proteger o imóvel contra a entrada de escorpiões e outros insetos, também ajuda a prevenir a presença de mosquitos como o transmissor da dengue e outras doenças.


A Vigilância Ambiental da Prefeitura também alerta que o escorpião não ataca, mas pode picar se for tocado. Como o escorpião tem hábitos noturnos e se movimenta rapidamente, podendo inclusive subir em paredes, uma outra recomendação é que as camas devem ser afastadas das paredes. Não deixar calçados no chão é uma boa precaução, assim como sacudir as roupas antes de vesti-las.


Como o escorpião normalmente tem acesso às residências pela rede de esgoto, os ralos da casa devem ser tampados quando não estiverem em uso. Cantos e frestas, como buracos nas paredes, teto ou portas, também devem ser eliminados.


A picada de um escorpião causa muita dor e pode representar sérios riscos à saúde, inclusive de morte. Em Atibaia, a Santa Casa da cidade é o ponto estratégico de referência para que um tratamento adequado seja instituído.


A Santa Casa de Atibaia fica na Praça Miguel Vairo, nº 104 – Centro. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia fica na Rua Bruno Sargiani, nº 100 – Vila Rica. Telefone: (11) 4414-2220.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/