Segunda, 18 Ago 2025

Pelo terceiro ano consecutivo, Atibaia tem gestão pública classificada como muito efetiva pelo tribunal de contas

Pelo terceiro ano consecutivo, Atibaia tem gestão pública classificada como muito efetiva pelo tribunal de contas

Por tratar com seriedade o planejamento e a gestão municipal, mais uma vez os resultados do trabalho da Prefeitura de Atibaia estão em destaque. Pelo terceiro ano consecutivo, o município se mantém como gestão pública muito efetiva (B+) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Além disso, das 90 cidades da região administrativa de Campinas, Atibaia ficou entre os oito melhores, junto com Araras, Socorro, Morungaba, Vinhedo, Louveira, Indaiatuba e Várzea Paulista. 


De acordo com o levantamento, que foi lançado neste mês com base em informações de 2016, nenhum dos 644 municípios do Estado atingiu a classificação A (altamente efetiva), mas Atibaia foi um dos poucos municípios a ficar com a classificação B+ (muito efetiva), melhorando seu desempenho em relação a 2015 em duas importantes áreas e se mantendo com ótimos resultados em outras três. 


A área que teve excelência no indicador foi Educação, saindo de muito efetiva (B+), em 2015, para altamente efetiva (A), em 2016. Foram avaliados quesitos específicos à Educação Infantil e Ensino Fundamental, com foco em aspectos relacionados à infraestrutura escolar, como: avaliação escolar, Conselho e Plano Municipal de Educação, infraestrutura, merenda escolar, qualificação de professores, transporte escolar, quantitativo de vagas, material e uniformes escolares. 


Outra área que se destacou foi saúde, que passou de efetiva (B) para muito efetiva (B+). O índice mede o resultado das ações neste tema com ênfase em Atenção Básica, Equipe de Saúde da Família, Conselho Municipal da Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, diabetes melittus, hipertensão e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população. 


Já as áreas de gestão fiscal (análise da execução financeira e orçamentária, transparência da administração municipal e obediência aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal) e cidade (planejamento municipal na proteção dos cidadãos) se mantiveram com resultado de muito efetiva (B+). A área de Governança de Tecnologia da Informação, que mede o conhecimento e o uso do recurso em favor da sociedade, se manteve em efetiva (B). 


O  índice
Lançado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), avalia todos os municípios (com exceção de São Paulo, que é fiscalizado pelo Tribunal de Contas Municipal) em sete áreas públicas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidade (proteção aos cidadãos) e governança de tecnologia da informação. 


Nesse levantamento, a gestão pública dos municípios é classificada em faixas de resultado: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). O objetivo do instrumento é contribuir para que a gestão dos municípios do Estado de São Paulo seja mais efetiva, fomentando as cidades a seguir um planejamento para melhorarem.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/