Quarta, 24 Abr 2024

Prefeitura de Atibaia cria atendimento especializado para pacientes com dengue

Após decretar situação de emergência em saúde pública diante do crescimento no número de casos de dengue, a Prefeitura de Atibaia coloca em funcionamento a partir desta quarta-feira, 27 de março, o Centro de Atendimento de Dengue (CAD), com atendimento 24 horas por dia nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rua Iracema, nº 113, Jardim Cerejeiras. Essa é uma das ações previstas no decreto para a contenção da doença na cidade.

Objetivo
O objetivo do espaço é garantir um local com atendimento ágil para as pessoas com suspeita da doença e também para aquelas com diagnóstico confirmado, fazendo com que o tratamento seja feito logo no início dos sintomas, atuando, assim, para reduzir as possibilidades de complicações. A dengue pode levar o paciente a óbito, e a demora no início do tratamento contribui para a progressão da doença a um estágio mais grave.

Quem estiver com sintomas de dengue também pode procurar a unidade de saúde mais próxima da residência em seu horário de funcionamento normal, porém na UPA há um fluxo específico para a dengue e profissionais de saúde exclusivos para tratar da doença.

Elimine os criadouros
A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é a eliminação dos criadouros do mosquito, ou seja, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, pratinhos dos vasos de plantas, pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser registradas na Ouvidoria da Saúde: (11) 4414-3344 (WhatsApp).

Sintomas
Procure atendimento se estiver com os seguintes sintomas: febre alta; dor de cabeça; dores no corpo e nas articulações; além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar ao médico. Além disso, é importante aumentar a hidratação e evitar medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/