Prefeitura de Atibaia reforça restrição de caminhões na Serrinha da Lucas com ação educativa
A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, realizou nesta semana, ações de conscientização voltadas aos condutores que utilizam a Avenida Lucas Nogueira Garcez, na altura do número 5000, no trecho conhecido como "Serrinha". A iniciativa teve como foco orientar sobre a restrição ao trânsito de caminhões nesse local, medida que já é prevista há muitos anos e tem como objetivo aumentar a segurança viária.
O local é estreito, sinuoso, sem acostamento e apresenta alto índice de acidentes. Por isso, a circulação de veículos de grande porte representa risco tanto a motoristas quanto motociclistas e pedestres. A medida visa melhorar a fluidez do trânsito e reduzir significativamente a possibilidade de sinistros na região.
Além da "Serrinha" da Lucas Nogueira Garcez, agentes de trânsito farão este trabalho de orientação, com o mesmo objetivo, também na Estrada Hisaichi Takebayashi, no bairro da Usina.
A conscientização contempla todos os condutores que trafegam por esses trechos, com atenção especial aos caminhoneiros, que devem utilizar rotas alternativas.
Para aprimorar a fiscalização de trânsito no município, a Prefeitura implantou videomonitoramento em pontos estratégicos, com o apoio do Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM). Dois agentes de trânsito atuam no monitoramento das câmeras, permitindo uma fiscalização mais eficiente e contínua, diferente do modelo anterior, que exigia viaturas estacionadas nos acessos para controle manual.
Os condutores de caminhão que desrespeitam a sinalização estão sujeitos à autuação conforme o Artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro – infração média, com multa no valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH.
A Prefeitura reforça que a medida não é nova, apenas será aprimorada com tecnologia e fiscalização mais efetiva, visando preservar vidas e promover maior segurança no trânsito da cidade.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: