Domingo, 26 Maio 2024

Queimadas: saiba como combater os focos em Atibaia

A época de estiagem ainda não começou, mas as queimadas já estão se tornando um problema não só no município, mas em toda a região. Segundo a Lei Municipal nº 4606, de 11 de julho de 2018, é proibido realizar queimadas em Atibaia, com procedimentos de fiscalização e multas.

Situação em Atibaia
Este ano, a Defesa Civil já registrou 15 casos de queimadas na cidade, distribuídos ao longo dos meses:

  • Janeiro: 3 casos;
  • Fevereiro: 2 casos;
  • Março: 1 caso;
  • Abril: 4 casos;
  • Maio: 5 casos até o dia 06/05.

O aumento em maio se deve à proximidade do período de estiagem, caracterizado pela ausência de chuvas.

Consequências para a saúde
As queimadas afetam a saúde devido à emissão de gases poluentes e fumaça, causando doenças respiratórias como bronquite, sinusite e rinite. A fumaça pode atingir uma grande parcela da população, levada pelos ventos por vários quilômetros.

Crime ambiental
Além das consequências para a saúde, realizar queimada é crime ambiental, passível de multa. A lei atual prevê multas de acordo com o tipo de queimada realizada e os valores variam de R$ 712,32 a R$ 47.488,00.

Tipos de Queimadas
As queimadas podem ter início de duas maneiras: a natural, quando o fogo surge devido a fatores naturais, e a antrópica (ou artificial), quando o fogo é fruto da interferência humana.

Geralmente, as queimadas artificiais estão relacionadas a desmatamentos em grandes propriedades, pontas de cigarro jogadas em locais inadequados, queima de lixo, "limpeza" de terrenos e fogos campestres (provocados por fogueiras mal apagadas), entre outras causas.

Combate às queimadas
Caso presencie qualquer tipo de queimada, o munícipe pode solicitar apoio aos seguintes órgãos: Bombeiros, pelo telefone 193,
ou Defesa Civil de Atibaia, pelos telefones 199 ou 4411-5108 (WhatsApp).

Para denunciar os focos e, assim, punir os responsáveis, basta acionar a Polícia Ambiental pelos telefones (11) 4412-7613 ou (11) 4418-2892 , pelo site http://denuncia.sigam.sp.gov.br/ ou então pelo aplicativo "Denúncia Ambiente", disponível para Android e IOS. Em caso de emergência, ligue 190.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/