VINHOS PARA A CEIA DE NATAL
Por: Sommelier José Renart, que atende na Andrea’s Mercearia no Outlet Fernão Dias
Junto à chegada do Natal, vem o compromisso da escolha do que comer e beber durante a tão aguardada ceia. Os pratos são típicos. Não é difícil saber o que levar à mesa. Mas, e os vinhos? São tantas opções da bebida e, será que todas elas combinam com os pratos escolhidos?
Nozes e castanhas
Os frutos secos como as nozes, castanhas, avelãs e amêndoas podem ser acompanhados por um bom espumante brut antes de começar a devorar os demais pratos da ceia.
Peru, chester e demais aves
O Peru é um prato bastante apreciado na época de Natal. Além dele, é comum encontrarmos boas receitas com o Chester e também com o Frango. Os pratos com as aves podem ser acompanhados por um espumante brut branco ou rosé. Também é possível combiná-los com vinhos rosés e brancos secos de boa estrutura.
As uvas Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay produzem bons exemplares que cumprem bem o papel. Caso o prato seja servido acompanhado por molho adocicado, como o clássico molho de laranja, os vinhos brancos meio secos das uvas Gewurztraminer e Riesling podem ser boas opções.
Para aqueles que não abrem mão de um vinho tinto, as melhores opções são os de corpo leve e sem muitos taninos, como o Pinot Noir, Carmenere, Beaujolais ou assemblagem.
Pernil, tender e demais carnes de porco, os pratos servidos com molho adocicado, como a calda de abacaxi, podem ficar melhores com os vinhos brancos das uvas Gewurztraminer e Riesling e tintos como cabernet sauvignon ou tempranilo.
Bacalhau
O bacalhau pode ser acompanhado por vinhos de diferentes estilos. Tudo dependerá da forma como o prato foi preparado. Para os preparos com bastante azeite, a sugestão seria igualar a intensidade e untuosidade do prato com a do vinho. Um Chardonnay com passagem por madeira seria uma boa escolha. E para quem acredita que peixes somente combinam com vinhos brancos, engana-se. Em Portugal a tradição é combinar o bacalhau com vinhos tintos.
Rótulos tintos das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca são os mais indicados.
Rabanadas, panetones
Todas as sobremesas ficam melhores com vinhos doces. Se você optar por espumantes, os mais indicados são os classificados como Dulce contém maiores níveis de açúcar. Os espumantes da uva Moscatel também acompanham bem as sobremesas, vinhos do porto e vinhos madeira ou licorosos.
Aproveitem as indicações e boas festas!
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: