Sidebar Menu

Dólar Comercial: R$ 5,29 • Euro: R$ 6,28
Sábado, 08 Agosto 2020

Fome ou Vontade de Comer?

Elaine Cristina Bueno Latin*

Você já parou para pensar se você realmente está sentindo fome ou é só uma vontade de comer algo?

Muitas pessoas dizem que sentem fome o tempo todo, será mesmo?

Você sabe diferenciar isso?

Resolvi fazer esta matéria, pois muitas pessoas me perguntam sobre isso e não conseguem saber se a fome é real.

A fome você sente porque seu corpo realmente precisa de comida, para restabelecer as suas funções.

Quando a fome é real, você comeria qualquer alimento que estivesse disponível, inclusive aquela comida que você não gosta muito, mas como só tem aquilo você acaba comendo, pois, a fome real não é nada seletiva, porque você come para satisfazer as necessidades do seu organismo e não da sua mente.

Fome é necessidade não tem como ficar esperando, um exemplo disso se você está realmente com fome você pensa se comeria algo que não goste muito no caso o que aparecesse na sua frente.

Se a sua resposta for não, e querer um alimento ou uma comida específica é porque isso não é a fome real.

Já a vontade de comer é algo seletivo, um exemplo disso é se você quer comer algo especifico ou então fala que quer comer alguma coisa, mas não sabe direito o que é isso é vontade de comer.

Se você só tiver aquele alimento que não liga muito, ou um legume por exemplo e você olhar para o alimento e pensar acho que vou esperar mais um pouco para comer outra coisa é porque você está apenas com vontade de comer.

Outro exemplo é quando você acabou de fazer uma refeição e ainda está com fome, não tem como para uma pessoa que tem uma alimentação saudável, mais se você tem uma alimentação inadequada ou com alimentos pobres em nutrientes isso pode ocorrer.

Resumindo a fome é aquilo que te faria comer qualquer alimento por exemplo, já a vontade de comer é a tal vontade do doce ou de algo especifico.

É muito bom você saber identificar a sua fome, assim você não precisa ficar beliscando o tempo inteiro, tenha domínio sobre seu corpo, alimente-se para nutrir seu corpo e não sua gula, mude seus hábitos e dedique-se.

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336. E-mail: [email protected]

Veja mais notícias sobre Dra. Elaine C. Bueno.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/

No Internet Connection