Quarta, 24 Jul 2024

12 maneiras geniais de fazer as crianças adorarem ler (Parte 1)

Foto de Andrea Piacquadio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-menina-lendo-livro-3755707/

Dra. Regiane Glashan*

Tenho certeza que você quer estimular o habito da leitura nas crianças e muitas vezes não sabe como. Atitudes simples e divertidas podem transformar seu filho em uma criança ávida pela leitura e num sujeito divertido, criativo e com uma linguagem bem apurada. Os livros devem fazer você rir e sorrir, transportá-lo para terras distantes e transformá-lo em detetives, matadores de dragões, criadores de mundos distantes e cheios de boas aventuras, fazendo você e seu filho sentirem todas as sensações ao longo da leitura.

Vou deixar algumas dicas que eu costumo enfatizar nas orientações parentais. Espero que vocês apreciem.

1. Troque Anita por um audiolivro

Sim, os audiolivros contam como leitura - e podem ajudar as crianças a fazê-lo melhor. Ouvir alguém lendo um livro com confiança é uma ótima maneira de experimentar a fluência, que é a capacidade de ler um texto com precisão, rapidez e boa expressão.

2. Modelo de amor pela leitura

As crianças seguem as dicas dos adultos - quando você cresce cercado de junk food, você gosta de junk food. Quando você cresce cercado de livros, você gosta de livros.

3. Um cantinho pra chamar de seu

Um recanto tranquilo, aconchegante e cheio de livros é imperdível. Você também pode criar momentos de leitura temática! Semana praiana! Nessa semana é possível colocar uma toalha de praia no chão, um óculos escuro e um chapéu de sol sobre uma cadeira e trazer livrinhos que transmitam calor ou contato com o mar. Considere outras possibilidades: semana do pirata, depois floresta tropical ou nave espacial e assim vai. A criatividade é o limite.

4. Ajude a dar vida aos livros

Encontrar atividades inspiradas em livros amplia as experiências. Se o seu filho de 3 anos adora "Os Três Porquinhos", leve-o para ver alguns porquinhos pessoalmente. Lendo sobre as estrelas? Dirija-se ao planetário. Se sua criança curte os macacos, façam um bom passeio até o zoológico!

5. Esconda livros por toda parte

Cercar crianças com livros desde cedo as deixa "viciadas". Organize uma cesta com livros que se filho aprecia e deixe-os em local bem visível. Não mantenha livros nas prateleiras. Deixe as crianças tocá-los, carregá-los, até mesmo levar os impermeáveis para o banho.

6. Sua cidade tem bibliotecas?

Apoie-se nos bibliotecários — eles são pagos para tornar a leitura mágica para as crianças. Faça o check-in na recepção antes de ir às estantes para ver que tipo de atividades podem estar acontecendo. Marque o site também, para que você possa ver os próximos eventos. As bibliotecas podem se tornar um grande centro de diversão, cultura e lazer para toda a família.

6.1. Sua cidade ou seu bairro não tem biblioteca?

Tudo bem, você pode começar com uma "estantinha" de livros infantis. Em seguida sugerir ao seu filho trocar o livro com um colega, depois trocar em uma feira e no final organizar um clubinho de leitura, onde toda semana um colega aceita trocar o livro com outro colega. É como se fosse uma corrente solidária de troca de livros infantis. Todos leem e todos curtem uma nova historinha regularmente.

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/