Desvendando a Gastronomia - (parte XXVII)
Sorbet
Espécie de sorvete que, diferentemente deste, não contém leite na sua composição, podendo ser feito com bebidas alcoólicas e frutas. Serve como sobremesa ou para limpar o paladar entre pratos salgados.
Sovar
Bater vigorosamente uma massa até que ela forme bolhas. Amaciar por fricção. Pegar a massa com as mãos e batê-la fortemente contra uma superfície, até abrir bolhas.
Spätzli
Prato originário do sul da Alemanha, que se constitui em pequenas porções de massa de farinha cozidas em água fervente, servidas assim mesmo ou passadas na manteiga. Costuma acompanhar carnes assadas com molho.
Suã
Parte inferior do lombo do porco. Há um prato típico preparado com essa parte: é o arroz com suã.
Sucre vanillé
Açúcar aromatizado com baunilha, para uso na confecção de doces. Obtém-se pilando a baunilha com o açúcar. Uma variante mais simples: guardar uma fava de baunilha no açúcar, para transmitir-lhe o aroma.
Summac
Pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre. Pratos como o tradicional Tabule são preparados com este tempero.
Suppli
Croquete de arroz muito popular em Roma e na Itália central em sua versão com recheio de queijo (chamada suppli al telefono). O croquete, composto de arroz, manteiga, ragu e queijo parmigiano, é empanado e frito.
Svekólnik
Sopa fria de beterraba, algo semelhante à okroshka, mas que em vez de kvas leva como caldo a água de cozer as beterrabas.
T
Tabule
Salada da cozinha árabe e libanesa cuja base é o trigo fino - trigo em grãos previamente passados por um rápido cozimento e depois quebrados. O tabule é uma mistura deste trigo (o mesmo utilizado em quibes) com tomates, cebola, salsinha, hortelã, azeite e suco de limão.
Tajine
Pasta de sementes de gergelim, de uso frequente na cozinha libanesa e de todo o Oriente Médio. Usada como tempero de vários pratos frios, como o homus (pasta de grão de bico) e o babaganuj (pasta de berinjela).
Tapenade
Pasta típica da região francesa de Provence, utilizada como condimento ou acompanhamento de pratos, ou simplesmente para passar no pão. É composta de azeitonas, alcaparras, anchovas em conserva, azeite de oliva, limão e temperos.
Continua na próxima edição.
Veja mais notícias sobre Chef Eduardo Ortiz.
Comentários: