DICIONÁRIO CULINÁRIO (Parte XXVIII)
Tartufo
Nome italiano da trufa, que é um fungo subterrâneo encontrado em bosques de carvalho durante o outono. Possui pele áspera e grossa e sua cor varia do preto ao branco. Ficam a 30 cm da superfície do solo, junto às raízes das árvores de carvalho. Na sua busca, é utilizada a ajuda do faro de cães e porcos. Dentre os 70 tipos do fungo, as melhores são as trufas negras, da região do Périgord (França), e as trufas brancas, das regiões de Alba, no Piemonte (Itália). Tem vida curta e ainda não foi descoberta uma forma de cultivo.
Termogênese
Energia necessária para se digerir, absorver e metabolizar nutrientes, provenientes do próprio alimento.
Terrine
Um prato ou fôrma utilizado para assar e enformar bolos ou patês de carne moída grossa.
Tetereviátnik
Derivado da palavra téterev, significa urogalo (ave silvestre).
Tiramisù
Sobremesa italiana de criação recente, feita na forma de pavê que alterna camadas de um creme feito com mascarpone e zabaione com camadas de bolachas embebidas em café. O doce é polvilhado com chocolate amargo.
Tortilla
É uma rodela fina de milho seco moído que é transformado em massa e rapidamente preparada numa comal, fina chapa circular de barro ou metal colocada sobre o fogo. Serve tanto como pão e acompanhamento como de colher e prato.
Trigo sarraceno
Originário da Rússia, tem os grãos semelhantes aos do trigo comum.
Trou normand
Hábito de tomar uma dose de alguma bebida destilada no meio de uma refeição, para estimular o apetite para os pratos que se seguirão. Na Normandia, usa-se o Calvados, destilado de maçãs típico da região. Hoje o termo se aplica também para sorbets banhados em destilados e servidos entre os pratos da refeição.
Continua na próxima edição.
Veja mais notícias sobre Chef Eduardo Ortiz.
Comentários: