Segunda, 18 Ago 2025

JARDIM DA VIDA

A vida. Cheia de desafios, novidades, aprendizados, alegrias, emoções, idas e vindas. Ela está em constante movimento como deve ser, como é o movimento do universo. Cada um de nós, por outro lado, querendo tomar a direção desse imenso conglomerado de acontecimentos, coisas e pessoas, como o condutor que determina a rota a ser traçada. Algumas vezes isso é bem possível, outras no entanto, parece que tudo foge muito ao controle do que esperávamos como resultado.

Isso faz pensar se seria possível tomar conta definitivamente da vida e alcançar nossos sonhos e desejos. Então nos deparamos com a vida fluindo constantemente, seguindo seu rumo como senhora absoluta do destino de todos nós, e nos sentimos como se estivéssemos dentro de um imenso ônibus, do qual não somos os condutores, mas meros passageiros.

Obviamente existem aquelas pessoas que são agraciadas com o que esperam da vida, e isso é uma bênção, sem dúvida. É comum ouvi-las mencionar que a vida tem sido muito boa para com elas, e há quem pense ser injusto que a vida favoreça tanto uns e seja tão difícil para outros.

Para quem gostaria que a vida lhe sorrisse mais, há uma boa notícia. É sim possível torná-la mais feliz e de acordo com seus desejos, mas a forma de conseguir esse feito não está em tentar controlar as coisas que acontecem diante de si, pois o princípio de tudo não parte delas. Ao contrário, são o efeito do que produzimos dentro nós, antes de tudo. Nisso cabe muito bem a frase que diz para não tentar pegar as borboletas, mas cuidar do seu jardim para que elas venham até você. Num ver mais simplista parece uma frase muito óbvia e de rodapé de agenda, apenas. Mas se ponderar um pouco sobre essa verdade, e começar a levá-la para todos os âmbitos da sua vida, vai se dar conta que não é uma brincadeira de criança, mas uma responsabilidade de gente grande. Sim, é muito fácil cuidar de algumas pequenas flores no jardim de sua casa, e não raro verá, de fato, borboletas entre elas. Por sua vez, cuidar do jardim dos pensamentos e sentimentos exige um pouco mais de boa vontade, determinação, e fazer crescer também mais amor dentro do peito.

Quando começa a fazer a ligação entre o que vai dentro de você, e os acontecimentos de sua vida, não fica muito difícil entender a verdade desse processo, então é possível se convencer, de fato, que os acontecimentos à sua volta devem ser cuidados antes, e percebê-los como consequência. E para mudá-los de agora em diante não é tentando mudar as pessoas ou as coisas à sua volta, e sim mudar o que existe dentro do peito e no pensamento. Quando se dá conta disso, percebe que muitas vezes não tem cuidado do seu jardim interno, mas corrido atrás das borboletas, o que só as faz voar para longe.

Tenho para mim, que o primeiro passo aqui seja reconciliar-se consigo. Algumas vezes o auto perdão pode ter um grande efeito positivo na vida. Olhar um pouco mais para dentro de si e perceber que ali mora um ser falível. Maravilhoso filho de Deus, mas que pode falhar sim, e não existem culpados, mas somos todos seres em evolução. Antes de reconciliar-se com o mundo é preciso reconciliar-se consigo. Semear mais os bons pensamentos e cuidar com mais carinho da confiança e da fé. Fazer brotar mais no peito os bons sentimentos, começar a trocar o medo pela confiança, perceber que, se tudo começa dentro de você, então é possível sim obter mais sorrisos da vida.

Esperar menos das pessoas, contar mais consigo e entender que cada indivíduo é um ser único, e lembrar de um dos mais antigos ensinamentos, que é fazer ao outro o que gostaria que fizessem a você. Verá que no seu jardim interno tem sempre lugar para novas flores, e essa diversidade de beleza trará não só as borboletas, mas lindos pássaros e muitos visitantes que tornarão seus dias ainda mais plenos.

Um forte abraço e até a próxima semana.

O autor é advogado, practitioner em Programação Neurolinguística, palestrante, consultor de Desenvolvimento Pessoal. Contatos: rncurino@hotmail.com - celular: 9880-0305

Veja mais notícias sobre Renato Negrão.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/