Terça, 23 Abr 2024

Golpes no WhatsApp utilizam a foto do perfil do filho da vítima. Saiba como se proteger!

A reportagem do jornal Atibaia Hoje teve acesso a uma tentativa de golpe e o acompanhou passo a passo.

O início do golpe se dá com a captura pelos golpistas de uma foto do filho do alvo (mãe) para ser utilizada no perfil, dando credibilidade à conversa.

A seguir, por vários caminhos da internet, obtêm o número do celular da pessoa que será o alvo. Neste caso, trata-se de uma mãe, que estranha o número do celular.

O golpista, se passando pelo filho, explica à mãe que comprou um novo celular, que trocou o número, mas que o aplicativo está fora do ar.

Após as explicações, o "filho" pede que a mãe envie R$ 4.990,00 para uma determinada conta e pede, que a mãe o avise assim que a transferência for efetuada.

A mãe desconfiada, avisa que baixou uma aplicação e que o dinheiro estará disponível no dia seguinte.

O "filho" alega que precisa do dinheiro naquele dia e a mãe fala que não tem jeito.

O "filho" fala do cheque especial e que pagará os juros.

A mãe diz que pagou muitas contas e que usou todo limite disponível.

O "filho" encerra a conversa com um "ta bom mãe".

O golpe teve início às 15h49 e terminou às 16h04.

O alvo (mãe) da tentativa do golpe durante a conversa com o golpista, desconfiou e entrou em contato com o seu filho, frustrando o golpe.

DICA: Nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Confirmando a tentativa de golpe, você deverá denunciar o contato suspeito no próprio WhatsApp. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número de conhecidos que puder, para que eles não sejam vítimas. A vítima de crimes cibernéticos deve registrar um boletim de ocorrência.

GGI de Atibaia lança campanha contra "Golpes na Internet"

Material traz dicas sobre os golpes mais utilizados na internet, mostrando como ocorrem, como evitar e o que fazer caso tenha sido vítima

Cada vez mais utilizamos a internet para atividades do cotidiano, desde contatos profissionais, pagamentos de contas, compras, até relações pessoais e diversão. Com isso, cresce também a propagação de golpes de diversos tipos contra os usuários. Apostando na informação como arma no combate aos crimes cibernéticos, o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública - GGI Atibaia lançou uma campanha de prevenção contra "Golpes na Internet", com dicas de como se proteger e o que fazer caso tenha sido vítima de golpe.

A campanha inclui painéis nos ônibus, cartazes, materiais impressos, publicações nas redes sociais e a cartilha digital feita em parceria com a Secretaria de Comunicação - disponibilizada no site da Prefeitura (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/crimes-na-internet/). O lançamento da campanha na quarta-feira, 25 de agosto, contou com a presença do prefeito Emil Ono; do secretário de Segurança Pública de Atibaia, Décio Mora; da secretária de Comunicação, Viviane Cocco, do delegado titular da Polícia Civil de Atibaia, Sebastião Alves, do delegado seccional de Bragança Paulista, Luís Henrique Joia; do juiz diretor do Fórum de Atibaia, José Augusto Marzagão; do major da Polícia Militar Wanderley Turolla; do inspetor-chefe da 3ª Delegacia da PRF Atibaia João Cardoso e dos tenentes Bravo, da Polícia Militar Ambiental, e Rangel, comandante do Corpo de Bombeiros de Atibaia, entre outras autoridades.

"Hoje é uma data importante. Nesta pandemia a gente aprendeu a fazer compras de maneira digital, pedir alimentos de forma digital, a gente se relaciona com as pessoas hoje de maneira digital. Me deixa muito contente ver que o GGI de Atibaia, juntamente com o Poder Judiciário, não se acomodaram. Saíram na frente da região inteira numa campanha para orientar as pessoas que são vítimas dessas quadrilhas que se organizam para cometer crime pela Internet", disse o prefeito Emil Ono durante o evento, no qual as autoridades destacaram a importância da iniciativa para o combate aos crimes digitais (https://www.youtube.com/watch?v=6RPwVM3tqQA&t=3s)

A cartilha "Golpes na Internet" traz uma extensa lista com os golpes mais utilizados na internet atualmente, mostrando como ocorrem, como evitar e o que fazer caso tenha sido vítima. Os golpes detalhados na cartilha são: Clonagem de WhatsApp, Boleto Falso, Fraudes Bancárias, Sites de Comércio Eletrônico Fraudulentos, Golpes do Falso Leilão e Falso Empréstimo, Crimes contra a Honra, Sequestro de Dados (conhecido como "ransonware"), Golpe do Amor Don Juan Sentimental, Sextorsão e Golpes envolvendo Pix.

Recentemente, a Prefeitura advertiu a população sobre o golpe que usa a campanha de vacinação contra a Covid-19 e uma falsa pesquisa para enganar os usuários do WhatsApp, clonando a conta do aplicativo de mensagens. Também alertou sobre a fraude que utiliza um falso e-mail agendando uma vistoria da Vigilância Sanitária nas empresas para, supostamente, checar medidas de prevenção e combate ao Coronavírus, mas que, na verdade, procura induzir a vítima a clicar num link malicioso que possibilita o roubo de dados e informações pessoais.

Os usuários de internet precisam ficar muito atentos para evitar cair em golpes virtuais. Segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o ano de 2020 apresentou um crescimento de 265% nos crimes praticados no ambiente virtual no Estado. A melhor maneira de se defender desse tipo de ataque é a informação: é importante saber como os golpes funcionam para aumentar as chances de identificar uma tentativa - e, especialmente, treinar o olhar para desconfiar de situações suspeitas.

Veja mais notícias sobre Polícia.

Veja também:

 

Comentários: 2

Leila Cruz em Domingo, 04 Junho 2023 01:35

Utilidade pública!!! NECESSÁRIA.

Utilidade pública!!! NECESSÁRIA.
Adriana em Sexta, 16 Fevereiro 2024 14:18

Gente, minha mãe entra em tudo quanto é besteira na internet, aí dá nisso, oremos

Gente, minha mãe entra em tudo quanto é besteira na internet, aí dá nisso, oremos
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/