Quarta, 01 Maio 2024

Castração: A importância de realizar

* Beatriz Machado

A prática de castração de cães e gatos vem crescendo a cada dia e é uma das cirurgias mais realizadas na medicina veterinária. A despeito disso, ainda surgem várias dúvidas por parte do tutor em realizar o procedimento.

A castração canina é uma cirurgia um pouco invasiva e que, após o processo, exige uma recuperação cautelosa do cachorro. Por isso, alguns tutores ainda têm medo de levar o cão para esse tipo de processo, pois temem a lenta recuperação ou eventuais complicações.

No entanto, não se preocupe, pois é um procedimento seguro, rápido e muitas vezes até de graça (dependendo da região que você mora). E para saber mais sobre o assunto, veja algumas verdades e mentiras sobre a castração canina:

* As fêmeas não devem ser castradas pois precisam criar: Mentira. As fêmeas podem e devem ser castradas. Elas não precisam de uma "cria inicial" para que, somente assim, sejam saudáveis.

* O cachorro engorda após a cirurgia de castração: Mentira. Essa condição de engordar após a castração é, na verdade, um reflexo de como o tutor cuida do seu cão. Afinal, depois de castrado, o cão tem menos estímulos e geralmente vai ficar mais deitado/descansando do que correndo por aí. Ou seja, se ele não praticar exercícios e continuar recebendo mais calorias do que gasta, ele vai engordar. Não há outra alternativa. Portanto, é inegociável gastar a energia do animal.

* Redução do risco de câncer após o procedimento: Verdade. Ao castrar o seu cachorro, seja ele macho ou fêmea, você ajuda a reduzir drasticamente as chances de alguns tipos de câncer. Principalmente aqueles relacionados a região íntima e órgão reprodutor. Os machos podem desenvolver tumores nos testículos e próstata e as fêmeas podem desenvolver neoplasia nas glândulas mamárias. Portanto, evitar a produção hormonal ajuda a manter seus pets mais saudáveis.

* A castração causa dor no animal: Mentira. A castração, por mais que seja uma cirurgia invasiva, não provoca dor. O cãozinho recebe anestesia e todo o processo é feito muito rapidamente. No entanto, no tratamento pós cirúrgico, ele pode sentir algum tipo de dor. Por isso, é sempre prescrito medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

* Menos necessidade do cão macho marcar território: Verdade. Esse é um dos ótimos benefícios de castrar um cachorro macho, pois ele fica muito mais amistoso. Tal atitude muito tem a ver com questões de sobrevivência. O cão precisa "mostrar" que aquele lugar já tem dono, pois não pode correr o risco de perder o habitat para outro cão. Na selva, funcionaria assim. No entanto, para cães domesticados e que estão em processo de aprendizado e adestramento, a marcação de território não é fisicamente necessária. Ao castrar, isso reduz muito.

* Só se pode castrar filhotes: Mentira. Por mais que a castração esteja muito ligada aos filhotes, pois é uma ótima fase para o procedimento, saiba que todos cães podem e devem ser castrados, em qualquer fase da vida. Inicialmente, fêmeas depois do primeiro cio e machos em torno dos sete meses.

A castração é uma parte importante da posse responsável do cão. Se você tiver alguma preocupação adicional, converse com um médico veterinário de confiança para que o procedimento seja o mais cauteloso e seguro possível. A saúde do seu pet a longo prazo agradece.

* A autora é médica veterinária formada pela UNIFAJ, pós-graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Animal pelo IBVET, tem Curso Intensivo Internacional de Fisioterapia e Reabilitação de Equinos pela Therapy4Horse - Oklahoma/EUA. Faz atendimento clínico em domicílio em Atibaia e Região. E-mail: biabmachado@live.com e telefone (11) 98238-6618. Instagram: @biabmachado

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/