Sexta, 03 Maio 2024

Vacinação para cães: Tudo o que você precisa saber

* Beatriz Machado

A vacinação para cães é um dos cuidados mais importantes que se pode ter com eles. Não só para manter os amigos de quatro patas saudáveis, mas para garantir o bem-estar dos tutores, já que algumas doenças podem ser transmitidas entre os animais e as pessoas.

As principais vacinas caninas são:

Vacina polivalente "V8" ou "V10"

De caráter obrigatório, a administração é feita em três doses. A imunização só fica completa após a última aplicação. Nesse momento, é importante seguir as orientações do profissional e evitar que o cãozinho tenha contato com outros pets antes disso.

A primeira dose deve ser aplicada entre 6 e 8 semanas de vida do pet. Após um intervalo de 21 a 30 dias, a segunda dose precisa ser administrada. Por fim, a terceira aplicação deve ocorrer quando o cachorro completar 16 semanas de vida. Um reforço anual também é necessário para o animal continuar protegido.

Veja quais são as doenças prevenidas pela vacina polivalente:

* Cinomose: essa infecção viral é muito contagiosa e altamente letal, pois acomete o sistema nervoso central, causando paralisia, convulsões e diversas sequelas no cachorro;

* Hepatite infecciosa canina: transmitida por meio do contato com fluidos do animal infectado, como fezes, urina, saliva e secreção nasal. Afeta o fígado canino e pode levar ao óbito;

* Parvovirose canina: altamente contagiosa, é transmitida pelo contato direto e indireto com fezes e outras secreções. Causa diarreia, que pode levar a quadros graves de desidratação, sendo especialmente perigosa para filhotes;

* Coronavirose: também conhecida como gastroenterite contagiosa dos cães, causa diarreia que coloca o pet em risco;

* Adenovirose: transmitida por vírus, é responsável por doenças respiratórias, como bronquite, com evolução para pneumonias. É a principal causa da hepatite infecciosa canina;

* Parainfluenza canina: assim como a adenovirose, pode levar a problemas respiratórios com graves consequências e causar a traqueobronquite infecciosa canina;

* Leptospirose: os principais sintomas são vômito, diarreia, hemorragia e dificuldade de respirar. Ao todo, a vacina polivalente protege o pet contra 2 (V8) ou 4 (V10) tipos de leptospirose.

Vacina de Raiva

A vacina antirrábica é muito importante e obrigatória no calendário do pet. A raivacanina é uma das doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos. É fatal na maioria dos casos, pois é uma doença infecciosa aguda e que compromete o sistema nervoso central. Ela é causada por um vírus e provoca uma encefalite de evolução muito rápida após o início dos sintomas.

Quando os primeiros sinais surgem, não demora muito para a doença evoluir. Agressividade, alucinações e espasmos são alguns sintomas. O óbito pode ocorrer em apenas dias.

A imunização é feita com uma dose após a 12ª semana de vida do animal. Porém, para garantir a eficácia, é necessário revacinar o cachorro anualmente.

Outras vacinas são recomendadas para os peludos, como as que previnem a gripe canina, a giárdia e a leishmaniose. Para nenhuma dessas doenças a vacina é obrigatória, mas pode ser altamente recomendada em alguns casos, dependendo da rotina e local que o pet vive.

Quanto aos efeitos colaterais, é muito comum que nas primeiras 24 horas ele fique com o local da aplicação dolorido, portanto, evite pegá-lo no colo e caso seja necessário, o faça com cuidado e de maneira delicada.

Vale ressaltar que o pet deve estar em ótimas condições de saúde ao ser vacinado, para a total eficácia da imunização, sendo que o veterinário irá avaliar o animal e, dependendo do caso, pedindo para que ele retorne depois de curado.

Outro fator importante é a procedência das vacinas para cachorros. Permaneça atento e escolha um profissional de confiança, evitando que os pets fiquem desprotegidos.

* A autora é médica veterinária formada pela UNIFAJ, pós-graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Animal pelo IBVET, tem Curso Intensivo Internacional de Fisioterapia e Reabilitação de Equinos pela Therapy4Horse - Oklahoma/EUA. Faz atendimento clínico em domicílio em Atibaia e Região. E-mail: biabmachado@live.com e telefone (11) 98238-6618. Instagram: @biabmachado

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/