Atibaia deu importante passo para se tornar “Capital Nacional do Morango”
Atibaia deu mais um passo para ser oficialmente reconhecida como a “Capital Nacional do Morango”. A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (dia 31), por unanimidade, o projeto de lei do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) que confere o título de “Capital Nacional do Morango” à cidade de Atibaia. O projeto de lei, nº 895/2015, será agora votado na Câmara e, caso seja aprovado, segue para o Senado Federal.
A notícia foi comemorada pelo prefeito e pelos produtores de morango de Atibaia. “Nossa cidade deu mais um passo importante e a expectativa é grande, principalmente entre os produtores da fruta. É um reconhecimento que valoriza e beneficia o trabalho das famílias que plantam o morango e também os setores de turismo e cultura”, disse o chefe do Executivo.
“Esse reconhecimento agrega valor à nossa fruta e valoriza o trabalho de várias gerações de plantadores. Mais do que beneficiar nossos agricultores, o título pode beneficiar a cidade como um todo, contemplando inclusive o setor turístico”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo Maziero.
De acordo com o deputado Roberto Alves, com o título, a cidade passará a ter prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo, difusão e promoção cultural. “Um dos grandes objetivos de nosso mandato é contribuir no encaminhamento de propostas que visem incentivar as vocações de cada município como forma de melhorar significativamente a qualidade de vida de seus habitantes. O turismo é uma grande fonte de recursos ainda pouco explorada pela maioria dos municípios brasileiros”, afirmou o deputado em nota publicada no site do PRB. O deputado é autor das leis que concederam os títulos de Capital Nacional da Literatura Infantil para Taubaté e Capital Nacional das Flores para Holambra.
Atibaia é famosa por ter um morango de qualidade e por ter a maior produção da fruta do Estado de São Paulo, com 100 hectares de terra destinados ao cultivo, onde são plantados cerca de um milhão de pés da fruta. A fama ganhou ainda mais força com a implantação da PIMo (Produção Integrada de Morangos), que certifica os produtores locais que utilizam menos agrotóxico e seguem procedimentos, nas lavouras, que elevam a qualidade da fruta. Esses produtores recebem o selo da PIMo, que é um importante diferencial do morango atibaiense. “Essa certificação foi pioneira, o que tornou nossa cidade ainda mais representativa na agricultura nacional”, explicou o prefeito.
A Prefeitura tem incentivado os produtores de morango a obterem frutas de qualidade, por meio de doação de mudas de morango (foram 145 mil em 2015 e, até o momento, 135 mil em 2016). “É um compromisso do governo auxiliar os produtores a seguirem os padrões de qualidade, que elevam Atibaia ao patamar das principais cidades brasileiras na produção de morango”, afirma.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: