Com recapeamento, Av. da Carvalho Pinto está mais segura para motoristas e pedestres
Uma semana após as obras de recapeamento da Avenida Carvalho Pinto (foto), no trecho entre a atual rotatória do supermercado até a Praça Pio XII, a Prefeitura comemorou os bons resultados. De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito, o asfalto garantiu um tráfego mais seguro e consonante com o projeto de revitalização da entrada da cidade. “Pelo que pudemos constatar, o trecho recapeado agora está mais seguro tanto para motoristas quanto para pedestres”, disse o secretário de Transportes e Trânsito.
Os paralelepípedos do trecho recapeado da Carvalho Pinto já estavam desgastados e irregulares, representando riscos de acidente. “Tivemos casos de acidentes graves ocasionados pelos paralelepípedos, que se deslocam com facilidade e oferecem risco principalmente a motociclistas. Um desses casos de acidente, inclusive, gerou uma ação judicial contra a Prefeitura em um passado recente”, lembrou o secretário.
De acordo com o prefeito, a manutenção dos paralelepípedos é extremamente complicada, principalmente pelo fato de que hoje em dia praticamente não existem empresas especializadas em nivelamento e estabilização desse tipo de pavimento. “Em anos anteriores tivemos o exemplo da Rua José Lucas, que recebeu manutenção de uma empresa especializada no serviço, mas o resultado foi totalmente insatisfatório. É um caso que ilustra bem o desafio que as ruas de paralelepípedo representam nos dias de hoje. Elas exigem alto valor em investimento para manutenção e um grande desafio na hora de escolher o responsável pela realização do trabalho”, lembrou o prefeito.
O chefe do Executivo afirmou que, no caso da Avenida Carvalho Pinto, o recapeamento era essencial, pois o trecho se encontrava em situação crítica. “Entendemos que as ruas de paralelepípedo de Atibaia fazem parte de sua história e, por esse motivo, devem ser preservadas. No entanto, em muitos casos, como no referido trecho da Carvalho Pinto, esse tipo de pavimento tem oferecido risco aos munícipes e, por isso, estão sendo recapeados, para o bem e segurança de todos. Outro exemplo são os cruzamentos no centro da cidade, que antes dificultavam a mobilidade de pessoas com deficiência e idosos”, pontuou.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: