Quarta, 12 Nov 2025

Cada qual com su cada qual

É assim que o pessoal lá do Sul do Brasil, no ponto em que se encontram brasileiros com uruguaios, argentinos, peruanos e tantos outros "hermanos", costumam se respeitar e se comunicar.

Pois, dia destes, estava na manchete principal de um grande jornal da Capital, O Estado de São Paulo, que a gestão Trump, o presidente dos EUA, claro, apoiava Claudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro. E, nisso tudo, dizia também que o PT falava em atentado à soberania.

Nossa! Fiquei com medo. Isso tudo pelo incidente ou acidente, sei lá, tão trágicos ocorrido recentemente no Estado do Rio de Janeiro. Isso tudo seria uma "gestão" ou uma "congestão"?

" Cada qual "

Claro que todo mundo lamenta essas confusões, esses atritos, esse disse-que-disse ou até nem disse e nem pensou. Tanto quanto eu, quanto com o prezado leitor e até dos não leitores, cada um de nós vive o seu próprio pedaço e, claro também, acaba, vez por outra, se metendo na vida dos outros. Pergunto eu: o que é que o pessoal do Trump tem a ver com Cláudio Castro, governante lá do Rio? Seriam amigos? Tão amigos assim? Se eu resolvesse me meter na vida de cada amigo meu estaria perdido. Da mesma forma que cada amigo meu estaria perdido se se metesse na minha vida. Cada um que viva a sua vida e só socorra alguém quando esse alguém estiver necessitado. E olhe lá.

" Concordando"

Mas, enfim, até concordo com o PT (imagine só, eu concordando com o PT!!!). Mas, é verdade: o que é que os caras lá dos States têm a ver com problemas internos aqui do Brasil? Ou dali, do Estado do Rio de Janeiro?

Lógico que todo mundo por aqui, lamenta essas encrencas todas, coisa comum entre pessoas de tudo quanto é pais, de tudo quanto é partido, de tudo quanto é coisa. Encrenca é encrenca e é a pior coisa do mundo. No entanto, a gente encrenca mesmo. Por tudo e por nada.

" E a razão? "

Todo mundo se acha dono da razão e, por isso, tudo tem que ser do jeito que cada um quer que seja. Se tudo tem que ser do jeito que cada um quer, o cara da direita quer ser da esquerda e o cara da esquerda quer ser da direita e o cara do meio nem sabe se vai para lá ou para cá. No fim, todo mundo acaba nem indo.

" Coisas da vida "

Sim, porque a vida é assim mesmo, cada um pensa do jeito que quer pensar, o que, dificilmente bate com o jeito de pensar do outro. Melhor seria dispensar o pensamento, mas a gente pensa e acha que pensar é bom. É bom sim, claro, claro sim quando o pensar e o que pensar tiver alguma lógica. Não parece lógico isso? Parece, pelo menos parece, apesar de parecer também que pode até não ter lógica nenhuma. Virgem Santa, isto aqui até parece conversa de bêbado, não parece?

" Voltando "

Mas, enfim, voltando ao começo, a gestão Trump, citada no começo, acaba provocando uma indigestão na cabeça da gente, não acaba? Claro que ninguém quer ver policiais morrendo, mortos por bandidos ou no cumprimento do seu dever e do seu trabalho. Ninguém quer ver ninguém morrendo por isso ou por aquilo, acontece que o bicho homem, que por mil ou um milhão de vezes se comporta como ser humano e além até do muito humano, também se comporta como animal desventurado. Discute, discorda, agride, briga, agride, mata, provoca guerras intermináveis onde um mundão de vidas se perde por nada ou por interesses menores ou maiores. O ser humano, apesar de todo o seu lado bom e generoso, é tão perigoso quanto qualquer animal.

" Foi no Rio de Janeiro "

Enfim, volto ao ponto principal e relembrando o terrível incidente ocorrido no Estado do Rio de Janeiro, lamento igualmente o fato do pessoal dos países lá do Norte do mundo tentarem se meter nos problemas da gente aqui do Sul, ou seja, lá o que for. Da mesma forma que o Brasil não se mete na vida deles, eles, os lá de cima não deveriam se meter na vida da gente.

Repito que eu não tenho nada a ver com o PT, mas concordo com ele, quando o Partido acentua que a Gestão Trump apoia o governador Claudio Castro, do Rio de Janeiro, em um autêntico atentado à nossa soberania.

"Cada qual com su cada qual", como diriam os patrícios espanhóis e sul-americanos. O resto fica por isso mesmo..

Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 12 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/