Quinta, 28 Mar 2024

Sistema Imunológico

Elaine Cristina Bueno Latin*

A alimentação tem um papel muito importante para o nosso sistema imunológico.

O sistema imunológico tem a capacidade de proteger nosso organismo contra doenças.

O funcionamento adequado do sistema imune tem uma grande influência devido ao estado nutricional do indivíduo.

Muitos fatores influenciam na nossa imunidade e com o dia a dia corrido temos bastante estresse, falta de sono e má alimentação. Com isso diminuímos as defesas do nosso organismo.

A ingestão inadequada de macronutrientes e micronutrientes ajudam a diminuir as funções imunes, com isso ficamos mais expostos e vulneráveis aos vírus, bactérias e fungos.

A estratégia para reforçar nossa imunidade começa através da alimentação equilibrada. Há diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento de nosso corpo.

A boa nutrição ajuda a fortificar pessoas que têm doenças persistentes e prevenir muitas patologias.

Vitaminas e minerais importantes para a imunidade
- Vitamina C: aumenta os níveis de anticorpos deixando o nosso organismo menos suscetível às doenças e melhora a absorção do ferro. Exemplos: laranja, limão, kiwi, caju, morangos, folhas verdes escuras.

- Vitamina D: além de ser essencial para os ossos cumpre um papel importante em outros órgãos e tecidos do corpo, cérebro e sistema imunológico.

- Vitaminas do complexo B: importantes para o desempenho das funções corporais. Exemplos: aveia, gema de ovo, brócolis, abacate, fígado, folhas verdes escuras.

- Vitamina A: auxilia na manutenção da integridade das membranas mucosas e ajuda no sistema imune. Exemplos: cenoura, abóbora, batata doce, mamão, melão.

- Mineral Zinco: participa do metabolismo energético, melhora o nível de estresse, ajuda na regulação de células do sistema imunológico. Exemplos: carnes, peixes, aves, nozes.

- Mineral Selênio: tem ação antioxidante combatendo os radicais livres e ajuda na defesa do organismo. Exemplos: inhame, maçã, melancia, gengibre, folhas verdes escuras.

- Probióticos: são bactérias benéficas que ajudam o sistema imunológico favorecendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Vale ressaltar que uma boa parte do nosso sistema de defesa encontra-se em nosso intestino.

- Alho: além de sua função hipotensora e hipoglicemiante possui propriedades de estímulo ao sistema imunológico, pode ser usado para acalmar a tosse e combater sintomas de doenças crônicas respiratórias. É um alimento funcional, fonte de alicina que estimula a resposta imunológica.

- Ômega 3 e 6: têm ação antioxidante e a função de regular células imunológicas.

- Geleia Real: estimula o sistema imunológico combatendo infecções por vírus ou bactérias.

- Óleo de coco extra virgem: possui ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.

Não há segredo para aumentar nossa imunidade, a regra é simples, ter boas noites de sono, controlar o estresse, fazer atividades físicas e ter uma alimentação balanceada.

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336. E-mail: elainebueno.nutricionista@bol.com.br

Veja mais notícias sobre ColunasDra. Elaine C. Bueno.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/