Segunda, 18 Ago 2025

ASPECTOS DA PERSONALIDADE

Durante toda nossa vida somos envolvidos em vários padrões que nos são impostos das mais variadas formas.

Desde os primeiros momentos de vida somos suscetíveis de sugestionamento, e entenda que estes primeiros momentos de vida não dizem respeito àquelas palmadinhas que o fizeram chorar pela primeira vez, mas desde o momento em que aquele embrião começou a formar seus órgãos, dentre eles a mente.

A partir daí começa a nascer a nossa personalidade. Muito bem, chegamos a este mundo, e logo de início, no seio de nossa família já necessitamos nos adaptar ao modo de vida e padrões que nos são impostos. Indiscutivelmente com a melhor das intenções, ou seja, com o mais puro sentimento de carinho e crença de estar construindo ali um futuro de segurança e amor.

Logo em seguida começa a vida escolar, e novos padrões e regras nos são impostos, goste você ou não, terá de cumpri-los.

Ainda nessa fase escolar, pois a cada novo ano você será exposto a novas adaptações, até que chega o momento que talvez seja o mais crítico e decisivo na formação do seu caráter e personalidade, em que deve ser vencida a infância e é chegada a transição que fica entre esta e a vida adulta, que é a adolescência. O período das descobertas da sexualidade e início de novas e mais sérias responsabilidades.

Até que por fim, inicia-se a vida adulta, vem o amadurecimento e o envelhecimento.

Durante todo esse trajeto você está exposto à regras pré-estabelecidas, e de algumas delas dificilmente poderá se desviar.

Porém cada pessoa é um universo diferente. Um universo de sensações, percepções, ações, e constituição únicas, de modo que algumas dessas regras farão parte de sua vida de forma imperceptível, outras porém, lhe custarão batalhas até o fim de seus dias.

Aqui entra a sua personalidade, que foi formada por todo esse processo, somada à sua natureza.

Embora herdemos de nossos pais muitos aspectos da personalidade, muitos são aprendidos e outros são puramente inatos, mas irremediavelmente, todos sofrem as interferências do meio, e dependendo das qualidades das suas escolhas o resultado será uma personalidade dócil, amável, alegre, feliz, ou talvez algo bem diferente, o fato é que nossas escolhas determinarão o nível de influência que o meio em que vivemos estará agindo e formando nossa personalidade.

Muitas pessoas me procuram com o seguinte desejo: Eu quero mudar, quero ser uma pessoa diferente. É possível? Sim, é possível, mas tenha em mente que toda essa história formadora da sua personalidade não pode ser mudada por completo com o emprego de algumas poucas técnicas, pois a sua essência você levará para sempre, aonde quer que vá, apenas alguns processos de funcionamento, o modo de fazer e decidir algumas coisas é que poderão ser mudados para um melhor aproveitamento seu.

O que conta realmente é a sua singularidade, e você estando disposto a mantê-la e exaltá-la, fará com que algumas pequenas mudanças o tornem uma pessoa realmente especial.

Um forte abraço e até a próxima semana.

* O autor é: advogado, palestrante, practitioner em Programação Neurolinguística, consultor de Desenvolvimento Pessoal. Celular (11) 99880-0305

Veja mais notícias sobre Renato Negrão.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/