Segunda, 06 Maio 2024

O que comer antes da atividade física?

Cássia Lozzi Navas*

Comer alimentos ricos em energia são ótimas opções antes das atividades. Eles vão ajudar nosso corpo a executar os exercícios sem precisar recorrer à nossa reserva muscular - e não queremos perder essa reserva. Alimentos fontes de carboidratos são as principais opções, como pães, batata doce, mandioca, etc. As frutas podem ser ótimas aliadas também.

Outros alimentos que podem compor seu "pré-treino" são os alimentos fonte de proteínas, de fibras e de gorduras boas. Incluir um iogurte, um ovo mexido/cozido, uma porção de aveia, ou uma porção de castanhas, pode ser positivo para evitar o pico de glicemia no sangue, disponibilizando a energia por mais tempo durante a atividade. Evite apenas o consumo exagerado de alimentos muito gordurosos, pois eles podem causar desconforto e prejudicar o desempenho das atividades.

Observe, de maneira geral, as quantidades consumidas e ajuste conforme for melhor para você. A observação é a chave! Perceba se você fica com disposição até o final do treino ou se você fadiga muito rápido, e depois acerte as porções ao longo dos dias.

Tenha atenção também ao horário que come. Cerca de 30 a 50 minutos antes pode ser bem positivo, podendo diminuir os enjoos por ter comido muito, ou a fraqueza por ter comido com grande espaço de tempo.

Ideias: • banana com aveia e canela; • iogurte natural com frutas/granola; • fruta com porção de castanhas; • pão integral com ovo mexido; • batata doce e ovo cozido; • sanduiche de pão integral com patê de atum ou pasta de grão de bico; • tapioca com tofu "mexido"; • suco de fruta batido com algum legume ou verdura (tipo couve, beterraba, cenoura, etc.); • vitamina de frutas com linhaça triturada, entre outras.

Além disso tudo, não se esqueça de se hidratar bem! Beber água antes, durante e depois das atividades físicas é essencial!

* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/