Sidebar Menu

Dólar Comercial: R$ 5,36 • Euro: R$ 6,36
Quinta, 04 Março 2021

Prefeitura da Estância de Atibaia esclarece os critérios das etapas de vacinação contra COVID-19

Foto: Comunicação Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura da Estância de Atibaia esclarece os critérios das etapas de vacinação contra a COVID-19, ressaltando que os médicos veterinários serão contemplados em etapa posterior. Os profissionais que foram elencados para receber a vacina até o momento são os que atuam direta ou indiretamente no cuidado de pessoas que apresentam suspeita ou confirmação para COVID, como é o caso de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de odontologia, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e auxiliares de farmácia. Estão neste grupo também técnicos de laboratório que coletam exames de PCR ou processam exames em bancada de pessoas com suspeita de COVID, e técnicos de radiologia que realizam tomografia e radiografia de tórax nesses pacientes.

Infelizmente não veio quantitativo de vacinas para imunizar todas as categorias de profissionais de saúde, sendo necessário estabelecer prioridades entre as diversas categorias. O foco de cuidado dos médicos veterinários não é o ser humano, por isso nessa etapa não foram priorizados.

A proposta desta etapa de vacinação de profissionais de saúde visa garantir a força de trabalho para sustentabilidade do atendimento e estrutura dos pacientes suspeitos e confirmados de COVID. À medida que venham mais doses de vacinas, iremos prosseguir na ampliação das categorias profissionais. Vamos solicitar ao Estado doses de vacinas para imunizar os médicos veterinários e seus colaboradores técnicos.

A vacinação de profissionais de saúde vem sendo realizada em etapas
- A primeira etapa foi vacinar os profissionais de linha de frente que estão atendendo casos suspeitos e confirmados de COVID nas emergências, UTIs, Pronto Socorro, SAMU, UPA, enfermarias de Hospitais. Também os profissionais que atendem nas unidades de atenção primária, que recebem casos leves ou até mesmo o primeiro atendimento a casos graves suspeitos ou confirmados de COVID, motoristas de ambulância que transportam pacientes de risco, que fazem hemodiálise, para tratamentos de doenças graves em serviços de referência em outras cidades, internações e altas desses mesmos casos graves. Também realizamos a vacinação de profissionais que manejam os corpos de pacientes que faleceram por suspeita ou confirmação de COVID.

- Na sequência foram vacinados os cuidadores das Instituições de Longa Permanência, que são os asilos e das Residências Inclusivas de jovens e adultos com deficiência mental. Em nossa cidade são as Residências de Acolhimento de Autistas, a Residência Inclusiva e a Residência Terapêutica.

- A etapa realizada no momento é a ampliação para os profissionais de saúde que atuam intermediariamente na resposta à COVID na Secretaria de Saúde, profissionais de saúde que atendem em clínicas privadas e consultórios particulares.

Estas etapas seguiram as orientações dadas por Documentos Técnicos publicados em 19, 25 e 31 de janeiro, instruindo as etapas citadas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/

No Internet Connection