Terça, 07 Maio 2024

Cavalos: Tudo o que você precisa saber sobre essa espécie que encanta a todos

* Beatriz Machado

O cavalo é um animal mamífero da família Equidae e do gênero Equus. Existem várias raças de cavalos em todo o mundo, sendo possível encontrar no Brasil cerca de uma dezena dessas. São exemplos de raças: crioula, mangalarga, quarto de milha, puro sangue inglês e puro sangue lusitano.

Seu corpo é repleto de pelos. Os pelos desses animais variam muito, sendo possível observar indivíduos de tonalidade distintas, que possuem uma nomenclatura específica, como alazão, castanho, tordilho, rosilho, lobuna, pampa, entre outros.

São animais quadrúpedes, ou seja, utilizam os quatro membros para sua locomoção. A altura dos cavalos é muito variável e depende muito da raça, entretanto, geralmente, esses animais apresentam um tamanho que fica em torno de 1m40 e 1m70 (altura medida dos membros anteriores até o fim do pescoço). E em relação ao peso, podem pesar mais de meia tonelada, chegando a valores impressionantes de até 1 tonelada.

A gestação de uma égua dura em média 11 meses. Após nascerem, esses animais são alimentados pela mãe, sendo comum o aleitamento permanecer até os sete meses de vida.

Os equinos são animais herbívoros, por isso, é comum encontrá-los em pastos onde podem se alimentar de inúmeros tipos de capins. Um cavalo, na natureza, pode passar até 16 horas se alimentando durante o dia. Quando criados pelo homem, eles podem ainda ser alimentados com rações. Também é importante fornecer sal mineral diariamente.

Ao viver em grupos, os cavalos possuem boa comunicação entre si, a postura corporal pode indicar ações e servir de alerta para fuga ou luta. Por exemplo, observando as expressões físicas do cavalo é possível afirmar se ele está com medo, acuado ou agressivo.

O uso do cavalo pelo ser humano

Os cavalos convivem com o homem há muito tempo, sendo que a domesticação da espécie ocorreu há aproximadamente 5.500 anos a.C. Portanto, representa um dos animais mais utilizados e de maior convívio com os humanos. Isso ocorre porque os equinos são utilizados para o lazer, criação, transporte de pessoas e mercadorias e esportes.

Nos dias atuais, é muito usado também em: hipismo, adestramento, polo, salto, vaquejada, rodeio e provas de laço.

Os cavalos também apresentam uma grande importância quando o assunto é a produção de soros, como o soro antiofídico. Eles participam do processo, pois, na produção dos soros, é colocado nesses animais um antígeno que os levará a produzir anticorpos. Os animais são colocados em quarentena e, posteriormente, parte do seu sangue é retirada e o plasma é separado das hemácias. O plasma será então processado e utilizado na produção do soro para os humanos.

Diferença entre burro, mula e bardoto

Sabe-se que a égua é a fêmea do cavalo e que esses reproduzem entre si. Entretanto, eles podem se reproduzir com uma espécie diferente, que são os jumentos. Nesse caso, o cruzamento gera descendentes estéreis, que são o burro, a mula e o bardoto. Veja a seguir o que significa cada termo:

* Burro: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. O burro é macho.

* Mula: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. A mula é fêmea.

* Bardoto: é o animal originado a partir do cruzamento entre o cavalo e a jumenta.

4 Curiosidades sobre cavalos

* A expectativa de vida do cavalo é de, aproximadamente, 25 anos.

* Cavalos que ficam confinados por muito tempo podem desenvolver distúrbios emocionais. Isso significa que comportamentos anormais nos cavalos podem indicar que o manejo do animal esteja ocorrendo de forma incorreta.

* Os cavalos chegaram ao Brasil no ano de 1549. Esses animais chegaram na Caravela Galva e eram provenientes da ilha de Cabo Verde.

* A égua prenha de um jumento tem um tempo de gestação maior do que a égua prenha do cavalo. Quando a égua está prenha do jumento, seu tempo de gestação varia entre 360 e 375 dias.

* A autora é médica veterinária formada pela UNIFAJ, pós-graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Animal pelo IBVET, tem Curso Intensivo Internacional de Fisioterapia e Reabilitação de Equinos pela Therapy4Horse - Oklahoma/EUA. Faz atendimento clínico em domicílio em Atibaia e Região. E-mail: biabmachado@live.com e telefone (11) 98238-6618. Instagram: @biabmachado

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/