Sábado, 21 Jun 2025

MAIO LARANJA: proteger a infância é responsabilidade de todos

O Maio Laranja é uma campanha que foi oficializada em 2022 com a Lei nº 14.432/2022 que visa a conscientização e o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso País. O combate a este crime ganhou força com a Lei nº 9.970/2000, que criou o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A realização desta campanha remete ao caso Araceli, um dos mais brutais casos de violência sexual infantil da história brasileira. No dia 18 de Maio de 1973, uma criança chamada Araceli Cabrera Crespo, que morava em Vitória, no Espírito Santo, desapareceu. Na época, ela tinha 8 anos e deveria ter retornado da escola, porém isso nunca aconteceu. Sua família denunciou o desaparecimento à polícia, e o corpo dela foi encontrado pelas autoridades seis dias depois, em 24 de maio.

O corpo de Araceli estava em uma mata localizada atrás do Hospital Infantil, em Vitória. O pai de Araceli, Gabriel Crespo, o reconheceu e os exames constataram que se tratava realmente da menina. Na época, três homens muito ricos e de famílias influentes foram acusados, com isso as testemunhas começaram a ser assassinadas e outras eram ameaçadas. Neste processo, estima-se que 14 pessoas acabaram mortas, entre testemunhas e pesquisadores do crime.

Em 1980, dois dos acusados foram condenados a 18 anos de prisão e o terceiro a 5 anos de reclusão. Eles recorreram, o caso passou por nova investigação, e adivinhe? A sentença inicial foi anulada e um novo julgamento os absolveu. O crime segue impune até hoje!

Esse caso simbólico de uma violência chocante serviu de base para a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e do Maio Laranja.

A conscientização da população a respeito desse crime é muito importante para garantir a proteção de crianças e adolescentes, permitindo que os adultos fiquem mais atentos, cuidem deles e que também possam identificar sinais que demonstrem que alguma criança esteja sofrendo com isso. Alguns sinais são: depressão, automutilação, mudança no rendimento escolar, medo em relação a uma pessoa ou mesmo comportamento agressivo e raivoso. A mudança de comportamento é um sinal muito importante!

Proteger a criança de hoje é proteger o adulto de amanhã. Não se cale! Seja a voz de quem não pode se defender sozinho. Maio Laranja nos lembra: proteger a infância é responsabilidade de todos. Pra denunciar disque 100!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 22 Junho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/