Sábado, 28 Maio 2022

Você sabia que pode aumentar sua aposentadoria por idade em até 3 vezes com um simples ato?

Gisele Beraldo de Paiva*

Como sabemos, a reforma da previdência foi prejudicial à muitos segurados do INSS, pois tornou mais distante o direito com as novas regras criadas, instituindo pedágio e idade mínima para quase todos os casos.

Entretanto, a reforma da previdência também mudou a regra de cálculo das aposentadorias, reduzindo o valor em muitos casos, principalmente na aposentadoria por tempo de contribuição e na aposentadoria especial.

MAS, na aposentadoria por idade, a mudança de cálculo acabou ajudando os segurados, pois, a depender da análise de cada caso, o valor da aposentadoria poderá sair de 1 salário mínimo e atingir R$ 3600,00.

E qual o segredo?

Não há segredo, existe planejamento.

A aposentadoria por idade exige apenas 15 anos de contribuição e idade mínima, do homem de 65 anos e da mulher de 61 anos (para 2021).

Nesta situação quem tem mais que 15 anos de contribuição ou possui atividade rural para somar, tem vantagem sobre os demais trabalhadores, pois poderá descartar salários que fazem reduzir sua aposentadoria.

Nesta situação, quem tem, por exemplo, 30 anos de contribuição ou até mesmo atividade rural para somar e vai se aposentar por idade, tem chances de conseguir descartar até 15 anos de contribuições baixas que atrapalham a sua renda de aposentadoria, fazendo com que a média salarial seja maior e, consequentemente, a renda de sua aposentadoria.

Assim, muitas vezes, com bom planejamento de aposentadoria, o trabalhador poderá contribuir um ou dois meses a mais e em valor maior, para poder "descartar" as contribuições menores que prejudicariam seu benefício.

Conheça seus direitos e planeje sua aposentadoria!

* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Padre Francisco Rodrigues dos Santos, nº 74 - Centro, Atibaia - SP, Fones 3402-1621/95599-0111 e Rua Guilherme Dias Santos Silva, nº 135 - Centro, Bom Jesus dos Perdões - SP, Fones 4012-4154/99686-2272.

Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/