Quarta, 14 Maio 2025

5 atitudes que farão a diferença para os seus filhos

Alguém aí está se candidatando a pais do ano? Tenho certeza que todos os pais querem fazer o melhor para seus filhos e que eles sejam felizes e saudáveis, físico e emocionalmente falando!

De noites sem dormir e birras até lidar com pré-adolescentes e adolescentes, ser pai/mãe pode ser muito desafiador. Aqui estão cinco pequenas coisas que você pode fazer - especialmente com crianças pequenas e que vão causar um grande impacto na vida deles.

1. Brinque de faz de conta com livros

Se você possui um bicho de pelúcia na prateleira, sabe o poder que a imaginação e a dramatização podem ter nas crianças. Isso ajuda no aprendizado emocional e social e pode afetar sua leitura também. Então, aproveite alguns momentos do dia para exercer o livre brincar e a imaginação criativa e dramatize situações do cotidiano bem legais com seu filho e desfrutem juntos das risadas. Você terá tempo de qualidade com seu filho e ele aprenderá a revezar, compartilhar responsabilidades e resolver problemas de forma criativa.

2. Abrace seu abraço

Não acredite em tudo que você lê! Alguns "cientistas" domésticos ou amigos de mídias digitais podem afirmar que beijar, abraçar, dar carinho ao filho o deixa mimado e com dificuldade para desenvolver a autonomia e força de personalidade. Meu Deus! Quanta ignorância! Pesquisadores entrevistaram mais de 600 adultos e descobriram que aqueles que receberam carinho e apoio físico extra de seus pais durante a infância, eram mais propensos a serem adultos felizes e compassivos e menos propensos a serem ansiosos. Só por esses resultados sermos pais afetivos e presentes vale a pena.

3. Viagem em família

Viagens em família são boas para o bem-estar emocional de uma criança e para fixar memórias afetivas. "As memórias afetivas podem agir como 'âncoras de felicidade' e nos ajudam a refletirmos sobre eles em momentos mais sombrios para encontrar alívio", diz o autor do estudo John McDonald, diretor da Family Holiday Association. Não são necessárias viagens extravagantes - não se trata do que você faz, mas de estarem juntos fora de casa.

4. Dê atenção de verdade e não "picadinha"

Dê ao seu filho a atenção de que ele precisa e talvez você não precise recorrer a tantos intervalos durante o dia. Imagine que você está com fome de verdade e alguém lhe dá de tempos em tempos um bocadinho de comida. Como você se sentiria? Certamente esfomeado!

Não precisa ser um tempo extenuante - pode ser tão simples quanto conversar antes de dormir ou incluir seu filho na cozinha (até crianças de 2 anos podem pegar os ovos). Um tempo junto de qualidade com seu filho reforça o bom comportamento e estabelece um relacionamento saudável entre vocês dois.

5. Use a selfie a favor de vocês

Esteja você experimentando um filtro hilário do TikTok, Instagram ou capturando uma imagem no celular, tirar selfies sorridentes geralmente promove felicidade e uma autopercepção positiva. É um momento descontraído onde pais e filhos exibem seu melhor sorriso, sua melhor careta e surgem oportunidades para sorrisos e afagos. Vocês terão benefícios e o melhor álbum de fotos de família de todos os tempos.

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 14 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/