Dólar Comercial: R$ 5,36 • Euro: R$ 6,36
Terça, 15 Junho 2021

Atleta de Atibaia vence 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Taekwondo

A jovem atleta atibaiense Priscila Hamasaki venceu a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Taekwondo Poomsae, evento on-line organizado no domingo, dia 16 de maio, pela Liga Nacional de Taekwondo. A atleta de 17 anos treina há 5 anos e meio no projeto esportivo Cidadão Campeão, uma iniciativa desenvolvida com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que vem revelando talentos do esporte como o atleta Vitor Mendonça, que já integrou a seleção brasileira de Taekwondo.

Arte marcial coreana, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988. Diferentemente da modalidade de luta (Kyorugui), na disputa Poomsae não há contato físico: o atleta executa movimentos básicos, técnicas de ataque e defesa, simulando uma luta imaginária. Ao trabalhar a coordenação motora, ritmo, precisão, equilíbrio, força e velocidade, essa modalidade exige um trabalho intenso de contração e relaxamento musculares para que se possa executar os movimentos corretamente. Com a pandemia de Covid-19, a edição 2021 do Circuito Brasileiro de Taekwondo – que ainda prevê a realização de mais 2 etapas – aconteceu de forma on-line, com apresentações individuais em vídeo nessa modalidade e atribuição de pontuação baseada na avaliação de técnicas e precisão dos golpes.

A 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Taekwondo não é a primeira vitória da jovem atleta: representando Atibaia, Priscila venceu o último Campeonato Brasileiro de Poomsae que aconteceu de forma presencial no estado do Maranhão, conquistando o título de Campeã Nacional em 2019. Integrante do projeto Cidadão Campeão, a jovem atleta também ganhou em 2019 uma medalha de ouro e uma de prata no Campeonato Pan-Americano Nikkei, competição organizada pela comunidade japonesa das Américas.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o projeto Cidadão Campeão tem como objetivo incentivar a prática do Taekwondo entre as crianças e adolescentes de Atibaia, especialmente nas comunidades com maior vulnerabilidade social, promovendo o esporte como elemento educador e de integração social. O projeto oferece aulas gratuitas em algumas escolas municipais e nos ginásios Rolando Rolli, no Alvinópolis, e Omar Zigaib, no Jardim Imperial. Com a pandemia, as atividades e treinos têm acontecido de forma on-line.

Veja mais notícias sobre Esportes.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/