Segunda, 18 Ago 2025

De certo, só ele. Certo?

Até agora, o único certo mesmo no governo Michel Temer é o próprio, próprio que, no caso, é ele mesmo, o próprio Michel Temer. O resto ou já saiu ou está de saída. Mano, nunca vi um time tão desconcertado como esse. Parece até a seleção brasileira, quando um joga bem, os outros dez afundam o time. Quando esses outros dez se acertam mais ou menos, vem um filho duma égua, como diz o caipira, pra atazanar a ideia dos outros, e bucha em nóis

"uma tomada só de brasileiro"

Não sei se lembram, e eu pergunto não sei se lembram porque o brasileiro no geral e nas arquibancadas é mais desligado que essa porcaria de tomada elétrica nova inventada por algum brasileiro que não cabe em lugar nenhum. Eu digo que não cabe em lugar nenhum me referindo, claro, à tomada, sendo que o brasileiro propriamente dito ainda cabe em alguns cantos. E meio forçado, diga-se. Falar em brasileiro no mundo é motivo de gozação. "Ah, o senhor é brasileiro, é?" - perguntam. A gente responde que sim e eles balançam a cabeça como quem quer demonstrar dó e coitadismo, balançam a cabeça de dó, de pena, como se fosse o caso de uma criança que caiu do galho, deu dois suspiros e depois foi pro hospital, lembrando aquela música, sabe qual? A tal música que fala da camélia, a que caiu do galho. E não se trata da Camélia Alves, aquela que cantava baião, lembra? Claro que você não lembra, a coisa é muito mais antiga do que se pensa, tempo dos bondes, tempos em que o país ainda tinha alguma graça. Hoje em dia é tudo uma desgraça só, reparou?

Pois é, nisso tudo, falando de bondes acabei pegando o bonde errado, falei do brasileiro no exterior e esqueci de falar do brasileiro aqui dentro do país mesmo. A coisa tá feia, irmãos. Como foi dito, o time do Temer, que no começo era pra ter só vinte jogadores, acabou chegando quase nos trinta, mas só tem porcaria de jogador. Com algumas exceções, claro. Tudo por exigência da torcida. Eu falo da torcida organizada, aquela formada por gente que se julga importante, deputados, senadores, donos de partidos, partideiros e cantadores de samba lá nos morros de Brasília e adjacências. O Temer teve que contentar todo mundo pra ver se continuava no palanque que antes era da Dilma.

"fuxica, Lula, fuxica"

Enquanto isso, o Lula só olhando. Sumiu o Lula, repararam? O Lula anda no fuxico. Fuxicando. Sabe aquelas mulheres que ficam fazendo tricô e coisas parecidas enquanto falam mais que a boca, geralmente falando mal de todo mundo, da vizinhança e dos caras e das caras que ficam mais além do além? Fuxico é isso. Se bem que as fuxiqueiras ainda produzem alguma coisa que preste, o Lula só produz confusão. O cara dói até quando abre a boca. Conheço bem aquela cara de bravo que ele faz. Quando termina o ato, ele morre de rir e pergunta e se pergunta: "Fui bem, Galega? Fui bem galegos?". Galega é a maneira carinhosa como ele chama Dona Marisa, sua esposa e galegos são os tontos e puxa-sacos que seguem e acreditam nas bobagens lulais, que são globais.

Bem, mas o seguinte é esse: pra agradar a plateia composta por personagens tão díspares (ótimo esse "díspares", hein? Veja lá no dicionário das boas condutas, díspares significa desiguais, tá entendendo?), pois é, para agradar a tal plateia que poderia ou não apoiá-lo, o Temer catou nego em tudo quanto é canto e acabou achando o pior. Noves fora o Romero, aquele Jucá, eis senão quando surge o tal do Fabiano Silveira, cujo jogava bolinha de gude com o Renan, o Calheiros, sempre ele, mais o tal do Sérgio Machado, o chamado "Foice", que é pau de dar em doido, como se diz lá no meu nordeste querido.

O bom de tudo isso foi o espetáculo visto e gravado quando o pessoal que trabalha no CGU, lá em Brasília, e que passaria a ser dirigido pelo tal de Fabiano das quantas, passou a mão em vassouras e baldes e começou a lavar o prédio, as dependências, as calçadas e tudo o mais do pedaço para lavar e se livrar do Fabiano. Receber ordens dele seria demais, entenderam os funcionários do CGU. Fizeram bem em lavar o prédio para limpar eventuais sujeiras do tal Fabiano, que mal tinha entrado já estava de saída.

"mal entrou e já estava saindo"

Entrou bem o sacana. O cara foi indicado para jogar no time do Temer, mas talvez estivesse pronto pra fazer tudo quanto é pênalti possível pra derrubar o homem. Talvez fosse um traíra, ao que se conta. Mas que foi lindo o espetáculo daqueles funcionários todos lavando o prédio da CGU, ah! isso foi. Seria mais lindo ainda se todos os funcionários sérios, aqueles funcionários de carreira, gente que conquistou seu lugar através de concursos e muita luta, começassem a lavar tudo quanto é prédio, começassem a tocar pra fora tudo quanto é invasor, tudo quanto é safado que entrasse no pedaço sem concurso e sem mais nada, na maior marmelada ou mortadela como se dá e acontece em tudo quanto é canto nacional, em tudo quanto é governo.

Tem sim que parar esse encosto. Tem sim que parar esses achegos, essa invasão de vagais nas vagas nacionais, a partir das municipais, passando pelas estaduais, indo até às federais. É muita gente pra gente carregar nas costas. Muito vagabundo pago para não fazer nada. Muito aproveitador dos dinheiros públicos. Muita gastação, enquanto o país afunda e o povo passa fome. Enfim, o Temer precisa mesmo mudar o time. Enxugar o elenco. Não precisa tanta gente, ao contrário, precisa só ter gente, gente-gente, gente que tenha um pouco de vergonha na cara e deixe de explorar o país, fazendo a gente passar essa vergonha desgraçada que estamos passando. Outros, além da vergonha, passando até fome, o que é pior. Pau na máquina, Temer, antes que a Dilma, outra que deu pra ser fuxiqueira, comece a falar em voltar. Vade retro satanás. E, por enquanto, não pode deixar o Renan sair da presidência do Senado. Se ele sair entra aquele cara lá do Acre. O fato de ser do Acre não quer dizer nada, o duro e o pior é que o cara é do PT Já pensaram um cara do PT mandando no Senado? Eu vou pra Venezuela

O Brasil tem Concerto sim

Uma coisa é certa: vou passar meu próximo aniversário, no dia 9 agora, fora do Brasil. Ou, voando. Isso mesmo, voando de Buenos Aires para São Paulo, depois de ter passeado por Montevidéu, inclusive Mas, é certo também que no próximo sábado, às 20h30, estarei de plantão na Casa de Cultura de Bragança Paulista para assistir ao 279° Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica de Bragança, a minha orquestra preferida e ninguém tasca. Quem quiser maiores detalhes deve ligar para 4034-435 que o meu querido amigo Walkir Kalzavara, nada mais, nada menos que o Spalla da OSB, ou alguém por ele, poderão oferecer maiores informações. Para quem não sabe "spalla" (em italiano, "ombro") ou concertino (termo utilizado em Portugal) é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra. Tô bem de amigo ou não? Por enquanto os ingressos para o espetáculo poderão ser adquiridos na Banca do Pardal, que todo mundo conhece e que fica na Praça da Matriz de Bragança. Perder um espetáculo desses é a mesma coisa de pedir a volta da matrona, sim ela mesma que você está pensando. A música é a maior das artes. Vai nessa que a gente se encontra lá.

Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/