Sábado, 28 Maio 2022

Prefeitura de Atibaia alerta população sobre golpes e fraudes na internet

Em 2021 o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública - GGI Atibaia lançou a campanha "Crimes na internet: Não seja você a próxima vítima", com o objetivo de alertar usuários de internet e serviços digitais para as tentativas de golpe e fraude que acontecem no mundo virtual. Este ano, a clonagem de WhatsApp está ainda mais recorrente e criminosos também têm se utilizado do Instagram para aplicar golpes similares, o que exige atenção e atualização constante do usuário.

Na já bastante disseminada clonagem de WhatsApp, o criminoso liga ou envia uma mensagem ao usuário se passando por um funcionário de site de compra ou de banco e avisa que encaminhará um código de confirmação (geralmente por SMS). Na sequência, o criminoso pede para que a vítima informe esse código que, na verdade, é a verificação do próprio WhatsApp do usuário e, dessa forma, a clonagem da conta é concretizada.

Já no golpe praticado recentemente no Instagram, o criminoso invade contas para anunciar a falsa venda de produtos, podendo atingir dois tipos de vítimas: tanto aquelas que têm o perfil roubado quanto aquelas que transferem dinheiro para o golpista por pensarem que se trata do próprio amigo/familiar vendendo produtos.

Na cartilha "Golpes na Internet", produzida pela Polícia Civil de São Paulo e disponibilizada no site da Prefeitura da Estância de Atibaia (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/crimes-na-internet/), há uma extensa lista com os golpes mais utilizados na internet, detalhando como ocorrem, como evitá-los e o que fazer em caso de se tornar uma vítima. A campanha realizada pelo GGI Atibaia, em parceria com a Secretaria de Comunicação, aposta na informação como arma no combate aos crimes cibernéticos.

Veja como evitar golpes no WhatsApp:
- Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp;
- Nunca forneça o código verificador recebido via SMS;
- Não instale app de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de qualquer contato pelo WhatsApp;
- Desconfie de situações em que a pessoa solicita a realização de transferências e pagamentos em caráter de urgência.

Veja como evitar golpes no Instagram:
- Siga as recomendações de segurança do aplicativo, como ativar a autenticação de dois fatores e a solicitação de login, além de atualizar o número de telefone e o e-mail;
- Não clique em links, principalmente enviados por Direct (mensagem direta), sem antes se certificar de que o envio está realmente sendo feito pela pessoa dona da conta;
- Não informe seu telefone ou dados pessoais em situações em que o contato relatar alguma dificuldade em acessar links e pedir sua ajuda, e jamais repasse qualquer código, senha e/ou link recebidos por SMS;
- E desconfie de qualquer oferta de produto anunciado em contas digitas com preços muito inferiores aos valores geralmente praticados no mercado.

Veja mais notícias sobre Polícia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/