Quarta, 24 Abr 2024

Alimentação e as metas de ano novo

Cássia Lozzi Navas*

Começamos um novo ano. Como sempre, surgem metas relacionadas à alimentação e mudanças no corpo, e essas metas acabam tendo a perda de peso como objetivo principal.

Aí as pessoas excluem alimentos no seu dia a dia, fazem atividade física diariamente, perdem peso nas primeiras semanas, mas depois começam a ter dificuldade em seguir o que se impuseram e muitas vezes se frustram por não perderem o peso que desejavam inicialmente. Algumas até desistem.

Isso acontece muitas vezes, porque quando estamos com metas apenas de peso qualquer flutuação pode ser frustrante.

Querer perder peso não é errado, mas vale entender que perder peso a qualquer custo não é saudável. Então, avaliar suas motivações e colocar uma meta de peso mais real, pode ser mais positivo e mais alcançável. Também é bom levar em conta que emagrecer depende de muitas variáveis e não somente do "foco, força e fé".

As mudanças que refletem no peso são mudanças efetivas nos comportamentos alimentares e hábitos de vida. São mais duradouras e sustentáveis do que uma dieta restritiva de 5 dias. Então, traçar metas mais "palpáveis", como, incluir mais frutas, legumes e verduras no dia a dia, beber mais água, ser mais ativo fisicamente, reduzir consumo de alimentos ultraprocessados na semana, observar mais os sinais internos de fome e saciedade, entre outras, podem ser alternativas de metas para possíveis consequências no peso.

E também não precisa ser algo para amanhã, você pode começar devagar.

Por exemplo, ao invés de tentar incluir 3 frutas diferentes por dia nessa semana, você pode começar com 1 fruta a mais por dia e ao longo das semanas aumentar isso gradativamente.

As resoluções podem ser mais realistas e gentis.

Priorize cuidar da saúde, melhorar a alimentação, incluir atividade física (que seja prazerosa) e buscar bons momentos para manutenção da saúde mental.

* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/