Quinta, 25 Abr 2024

Mídias sociais e Alimentação

Cássia Lozzi Navas*

O número de pessoas insatisfeitas com seus corpos só aumenta e muito disso está relacionado com o alto acesso às mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.).

Por uma alta exposição à diferentes realidades, algumas pessoas almejam o corpo "perfeito" e se arriscam tanto em mudanças alimentares, quanto nas atividades físicas e em procedimentos estéticos.

É bom ficar de olho aberto para perceber como perfis fazem coisas de maneira bem sutil. Além de indicar produtos, manipular algumas fotos, também incentivam alguns comportamentos alimentares que a sociedade aceita como "certo", mas que não são saudáveis, como por exemplo: fazer uma dieta detox, tomar chá para desinchar, cortar alimentos da alimentação, substituir refeições, compartilhar memes gordofóbicos ou incentivar uma prática mais forçada de atividade física para compensar a refeição anterior, entre outros Sem contar que #focoforçaefé é insustentável para quem leva uma vida normal que não gire em torno da imagem corporal.

Outra questão importantíssima: se seu feed gera mais comparação e cobrança do que felicidade e acolhimento, tá na hora de rever quem você segue. Para não absorver tudo o que você vê, é importante ter um olhar crítico e, às vezes, deixar de seguir ou silenciar algumas pessoas que não te fazem bem, pode ser terapêutico.

Procure páginas que acolhem, que sejam mais realistas, que passem informações sérias e que te façam bem!! Vale a pena o exercício! Se você gostou, me manda um e-mail!

* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/