Dia do Alho: item culinário apresenta muitos benefícios para a saúde
O Garlic Day, comemorado no dia 19 de abril, é celebrado em alguns países como o dia do alho, vegetal bastante utilizado no Brasil como a base do tempero em muitas preparações, principalmente do feijão caseiro. O item é versátil e possui eficácia, além da culinária, para fins medicinais, sendo usado para a prevenção de doenças bacterianas e no combate a gripe, sinusites e bronquites, por exemplo.
De acordo com a comunidade de nutrólogos, entre os principais benefícios do consumo de alho está o aumento da imunidade e a sua ação anti-inflamatória no organismo, proporcionando uma resposta no sistema imune e auxiliando na diminuição da dor. Outra grande vantagem da sua ingestão, seja como tempero ou cru, é que ele ajuda a inibir a proliferação de bactérias, vírus e fungos, sendo útil para o tratamento de infecções na flora intestinal.
Por outro lado, o alho tem ação poderosa na proteção da saúde do coração ao colaborar para o equilíbrio da pressão arterial e prevenção a doenças cardiovasculares. Seu consumo frequente também mantém mais saudável e conserva as células cerebrais, sendo um aliado para a memória e o aprendizado humano, entre outros prós da alimentação integrada com o item culinário.
Incluir o alho nas preparações e temperos é uma alternativa para migrar para escolhas mais saudáveis no dia a dia, substituindo o consumo de alimentos ultraprocessados e com alto teor de sódio, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a redução no nível de sal é uma preocupação e, por isso, existe atualmente uma meta global estabelecida pelo órgão internacional para a diminuição em 30% até 2025.
Com os esforços para melhorar a qualidade de vida e dispor de opções mais saudáveis, empresas como a Garlic Foods decidiram ingressar no mercado. A companhia especialista na produção e comercialização de temperos, principalmente à base de alho, atua no setor alimentício desde 2006 para facilitar as preparações cotidianas.
"Entramos no ramo alimentício porque havia uma necessidade de levar à mesa das pessoas opções equilibradas e próprias para uma dieta saudável. Por isso, trabalhamos no desenvolvimento de produtos com ingredientes naturais e baixo teor de sódio", explica o diretor comercial da Garlic Foods, Elson Moraes.
Hoje, a organização atende as demandas de clientes e consumidores no Brasil e no exterior com mais de 60 produtos como alho in natura, temperos, molhos, farofas, moedores e tapiocas.
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