Atibaia foi premiada em concurso de escola de qualidade
O investimento em educação da Prefeitura de Atibaia continua sendo reconhecido em todo o Brasil. Desta vez, o grande destaque foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eva Cordulla Hauer Vallejo”, do bairro Boa Vista, premiada pelo concurso “Ação de reconhecimento: Escola de qualidade para todos e para cada um”, do Instituto Natura. A escola foi premiada por ações voltadas à transformação social por meio da educação. O concurso contou com 94 escolas inscritas de todo o país.
A EMEIF Eva Vallejo ganhou uma vaga para participar do Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem - que acontece em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro - com as principais despesas pagas, além de 30 exemplares do livro “Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação”. A escola também foi premiada com uma palestra do formador Ricardo Paim, participação no curso de Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem em 2018, com principais despesas cobertas, e intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pela outra escola vencedora.
O instituto avaliou os seguintes segmentos: “Práticas Inclusivas” - ações que a escola realiza para criar condições para que todos os estudantes alcancem os mesmos níveis de aprendizagem; “Aprendizagem Dialógica” - pressupõe que a interação e o diálogo são ferramentas essenciais para a construção de novos conhecimentos; e a “Participação Educativa da Comunidade” - que deve se basear no envolvimento de todos os atores da comunidade escolar (famílias, professores, funcionários da escola e outras pessoas da comunidade) nos espaços formativos e nas decisões da escola sobre os aspectos que influenciam a aprendizagem.
A avaliação foi realizada por meio de um questionário com perguntas voltadas a descrição dos espaços da escola, da relação dos alunos com a aprendizagem, da inserção e diálogo com a comunidade e das parcerias com o entorno da instituição escolar. A escola, que funciona em período integral, mencionou questões como os espaços de conversas com os pais em reuniões, estabelecimento de metas, prestação de contas e o compartilhamento de planos e estratégias para investimentos.
Atualmente, a EMEIF Eva Vallejo é composta por 360 pessoas, entre alunos e funcionários, que se unem para a manutenção e melhoria da unidade. Os alunos contam com aulas regulares e 14 oficinas, que têm o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, com oportunidades de expressões dialéticas, corporais e artísticas, assim como o pensamento analítico e reflexivo.
A escola também conta com um grêmio estudantil, que atua com campanhas de conscientização sobre educação dentro e fora do ambiente escolar, também com o apoio dos pais. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Atibaia ressalta a importância do trabalho em equipe, já que os trabalhos na escola são realizados por professores da rede municipal, por ONGs parceiras, participantes do programa “Mais Educação” e voluntários.
Essa conquista somada às diversas outras ações de educação realizadas na cidade, o município figura entre os melhores da Educação do Brasil e é referência em ações de literatura e educação na região. Atualmente, a Educação municipal de Atibaia está entre as 20 melhores do país, com a nota 7 no Ideb - a maior da história da cidade; uma meta projetada para 2021.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: