Quarta, 17 Ago 2022

A educação em um cenário de mundo VUCA/BANI

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Estamos vivendo em um mundo onde as mudanças são constantes, o futuro é imprevisível, as opções de escolha aumentam consideravelmente e a maneira como pensamos sobre essas escolhas também mudou drasticamente. Vivemos em um mundo interconectado, sendo assim os gestores e líderes precisam tomar decisões mais rapidamente, processando grandes quantidades de informações. E como fica a educação neste contexto caótico?

Em 1990, foi idealizado e moldado, o termo VUCA, por Army War College, dos Estados Unidos, para descrever o cenário do mundo pós-Guerra Fria. VUCA é acrônimo das palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou seja, em português Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Já o conceito de mundo BANI foi criado no ano de 2018, pelo futurista e antropólogo norte-americano Jamais Cascio, como uma forma de esboçar um enquadramento para o mundo que, segundo ele, foi além de ser apenas complexo e tornou-se totalmente caótico. BANI é acrônimo das palavras em inglês: Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible, ou seja, em português Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível.

Frágil porque existem sistemas que exibem todas as evidências de força e solidez, mas se desfazem com um certo nível de pressão, mas ele pode ir de utilizável a completamente quebrado. Exemplo: democracia e governanças democráticas, monoculturas agrícolas, entre outros.

Ansioso (ou indutor de ansiedade) refere-se à experiência das pessoas mais jovens nos últimos anos, uma vez que passaram a não ter controle sobre as mudanças que afetam diretamente suas vidas. Exemplo: perturbações climáticas.

O não-linear refere-se ao caos, descreve processos em que há extrema desproporcionalidade entre causas e efeitos. Exemplo: as pandemias.

Já a incompreensibilidade descreve um mundo no qual as consequências da interação de ações e escolhas são funcionalmente impossíveis de entender. Tudo acontece tão rápido que cada vez mais temos a sensação que entendemos menos, com isso tentamos buscar respostas para tudo e nos baseamos em dados e inúmeras informações que encontramos por todos os lados. Nossos conceitos e ideias mudam o tempo todo. Não conseguimos acompanhar as mudanças sociais, quem dirá tecnológicas.

Aqui esbarramos em um problema, muitas empresas são VUCA, porém o novo ser humano é BANI.

No cenário educacional é necessário que os educadores entendam o seu papel nesse novo mundo, onde tudo se comunica, todos transmitem conhecimento, tudo informa. É preciso planejar e administrar a educação no século XXI. Um dos pontos é ter múltiplas perspectivas. Há uma necessidade real de desenvolver pensadores críticos quanto a documentação, não apenas aceitar que algo é verdadeiro porque parece verdadeiro e se encaixa em sua visão de mundo.

Em relação as abordagens de ensino, Cascio supõe que o elemento mais importante é a transdisciplinaridade, ou seja, estar exposto às conexões entre diferentes domínios do conhecimento, ter mais intersecções entre esses diferentes domínios.

O antropólogo também cita a importância dos professores pensarem o ceticismo, pois vivemos em uma era de muita manipulação digital, sendo assim é importante saber ser cético de uma forma útil, não no sentido de negar tudo. Isso significa aprender a pesquisar as fontes de informação.

Refletir sobre essas questões é de grande relevância para que a educação efetivamente contribua com o desenvolvimento integral do sujeito, ajudando a desenvolver as habilidades e conhecimentos que precisará para sobreviver neste novo mundo de constantes mudanças.

Este é o mundo em que nossos filhos estão crescendo!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/