Quinta, 29 Maio 2025

Crises no autismo e inclusão escolar

A inclusão escolar vai muito além de simplesmente matricular a criança em uma escola, é preciso garantir a participação, a segurança, as adaptações necessárias e a socialização. Ainda estamos patinando muito quando o assunto é educação inclusiva. Conseguimos matricular as crianças, porém estamos longe de realmente incluirmos essas crianças com todas as garantias citadas.

Esse problema persiste por falta de políticas públicas que realmente funcionem. Falta capacitação para a equipe escolar, acompanhante especializado quando necessário (a maioria tem apenas cuidadores), pessoas capacitadas para lidar com crises e comportamentos problema, enfim, falta muita coisa extremamente importante para garantir que a escola seja realmente inclusiva.

Neste artigo quero me ater às crises que indivíduos com TEA podem sofrer e que podem ser desencadeadas por vários fatores, como desregulação sensorial, rigidez cognitiva, dor e muitos outros fatores. A questão é que quando a comunidade escolar não está preparada, todos estão em risco. A criança, durante uma crise, pode se machucar feio, batendo a cabeça ou se autoagredindo de diversas formas, assim como, machucando quem está por perto, de maneira inconsciente, lembre-se que ela está sofrendo uma sobrecarga e quando as pessoas que estão próximas não foram treinadas para lidar com esses comportamentos, eles podem escalonar, piorando e muito, quando o manejo é realizado de maneira equivocada.

É importante que todos tenham consciência da situação atual e entendam a gravidade da situação que as escolas se encontram. Os professores e as famílias de crianças atípicas estão esgotados com o descaso do poder público. Todos merecem um atendimento adequado na saúde e na educação. E quando existe um risco eminente, situações como as que vemos no noticiário e nos indignamos, tendem a acontecer com frequência. Não podemos tampar o sol com a peneira, é preciso olhar para a realidade e tomar uma atitude para evitar que situações como essas aconteçam novamente.

O autismo é um transtorno complexo, com indivíduos que apresentam características distintas, com níveis de gravidade diferentes, por isso chamado de "Espectro", devido à diversidade de sintomas. Todos apresentam crises graves? Não. Todos apresentam deficiência intelectual? Não. Porém, a existência de outras comorbidades, como TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), Deficiência Intelectual e Disfunção Sensorial, agravam o quadro.

Pensando na complexidade do TEA é extremamente importante que toda a comunidade escolar seja preparada e capacitada para receber esses estudantes. Em cada escola, na minha visão, deveria haver pelo menos 3 pessoas capacitadas para lidar com as crises. São cursos muito específicos e que habilitam essas pessoas a utilizar manejo físico, quando necessário, garantindo a segurando do estudante e de todos que estão próximos. Queremos utilizar este tipo de manejo? De preferência, não. Mas e quando for necessário?

Ou seja, precisamos continuar lutando e exigindo que existam políticas públicas mais eficientes e que visem a prevenção, evitando situações que coloquem vidas em risco, tanto do estudante, como dos colegas e professores. E claro, principalmente, oferecer um tratamento adequado para esses estudantes e suas famílias, o que hoje não ocorre. O diagnóstico e intervenção precoce é o que vai de fato melhorar e muito a vida das crianças com TEA. Como sociedade precisamos continuar lutando por essas crianças, famílias e educadores, porque juntos somos muito mais fortes. Precisamos estourar a nossa bolha e olhar para a vida do outro com mais empatia.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

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