Segunda, 17 Nov 2025

A importância da família acompanhar a vida escolar dos filhos

Se você tem filho matriculado em escola pública, provavelmente já percebeu o baixo comparecimento dos pais nas reuniões escolares. O que será que aconteceu nos últimos anos que levou algumas famílias a simplesmente negligenciarem a educação dos próprios filhos? Será que é a desvalorização da educação em nosso país? Ou as reuniões não parecem interessantes? Ou até mesmo a sobrecarga de trabalho que os pais enfrentam? O medo do desemprego? Enfim, acredito que poderíamos juntar um pouco de cada coisa, afinal, cada família enfrenta seus próprios desafios.

No dia a dia conseguimos perceber as consequências dessa mudança na sociedade, alunos com baixo rendimento escolar ou problemas comportamentais, na maioria das vezes, sofrem com a falta de acompanhamento dos pais ou familiares. Porque não basta ir às reuniões, é preciso acompanhar de perto a vida escolar dos filhos, e isso demanda tempo, disposição e até renúncias. Chegar em casa cansado do trabalho e olhar cadernos, auxiliar na lição de casa e nos trabalhos, cobrar que estude para as provas, não é uma tarefa fácil hoje em dia. Mas é uma tarefa indispensável!

Às vezes eu me pergunto: "Onde estão os pais dessas crianças ou adolescentes?". Digo isso porque tenho duas filhas adolescentes que estudam em escola pública e, na medida do possível, acompanho de perto a vida escolar delas. Vou dar um exemplo recente, as escolas estaduais estão aplicando o provão do ensino médio nestas últimas duas semanas, com isso colocaram os alunos do ensino fundamental II para assistirem aulas remotas, todos os dias eu verifico quantos alunos estão na aula e fico chocada com a baixa participação. Imagine que em uma sala de aproximadamente 35 alunos, compareceram por volta de 15 ou até 8 alunos em alguns dias. Aí a minha pergunta: "Onde estão os pais que não estão vendo isso?".

A falta de acompanhamento escolar é uma forma de negligenciar a educação do próprio filho. Se o filho está com dificuldade cabe aos pais correrem atrás de apoio, descobrir o que está acontecendo, cobrar da escola um acompanhamento especializado quando necessário, saber como funciona. O que não pode de maneira alguma é "deixarem pra lá" e "irem empurrando com a barriga", porque quando o filho perde conteúdo ou apresenta qualquer tipo de atraso escolar, fatalmente ele começará a acumular um atraso atrás do outro e dificilmente conseguirá recuperar.

Comprometimento, disciplina e responsabilidade são comportamentos que ensinamos aos filhos desde pequenos. Não existe negociação com nada que se refere a educação, saúde e segurança das crianças e adolescentes. Nós adultos podemos faltar ao trabalho? Então, nossos filhos também não podem faltar às aulas, é simples assim! Salvo, em casos de doença. A vida real não é fácil e eles precisam aprender isso desde sempre. A nossa flexibilidade pode atrapalhar e muito o desenvolvimento deles, querer ser a família "legalzona" pode cobrar um preço alto no futuro.

Se você quer que seu filho valorize a educação e entenda a importância daquilo na vida dele, converse e exija um comportamento responsável, compatível com a importância que a escola tem na vida dele. Uma coisa é a criança ou adolescente apresentar alguma dificuldade, outra bem diferente é ele fazer "corpo mole" e tratar os estudos como algo sem importância. Ajude seu filho, um dia ele irá agradecer!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 17 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/