Desregulação emocional em crianças com TDAH
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por impulsividade, hiperatividade e/ou desatenção. Uma característica reconhecida em muitas crianças com o transtorno é a baixa tolerância à frustração e comportamento explosivo.
A desregulação emocional presente no TDAH é como uma incapacidade de modular respostas emocionais, resultando em comportamentos que seriam considerados inapropriados para a idade de desenvolvimento da pessoa.
Indivíduos com TDAH apresentam déficits de inibição, função executiva conhecida como controle inibitório. Esses déficits ficam evidentes quando esses indivíduos são confrontados com situações carregadas de emoção, levando a uma maior reatividade emocional em comparação com aqueles sem TDAH.
O mau funcionamento executivo, que inclui a manutenção de metas futuras, controle inibitório, memória de trabalho e planejamento, tem sido associado ao comprometimento associado ao TDAH.
Evidências de que a desregulação emocional pode ser um componente importante do TDAH, particularmente quando se apresenta na adolescência, foram fornecidas por um estudo no qual indivíduos foram acompanhados por 10 anos, desde a infância. Altos níveis de agressão associados ao aumento da emocionalidade na forma de raiva foram relatados em adolescentes diagnosticados com TDAH durante a infância, com a maioria das diferenças de grupo no acompanhamento em agressão verbal e raiva (mas não agressão física) explicadas pela persistência dos sintomas de TDAH na adolescência.
Uma correlação positiva entre TDAH e sintomas depressivos e desregulação emocional em um pequeno estudo de jovens de 10 a 14 anos levou à hipótese de que a desregulação emocional pode ligar o TDAH na infância com o desenvolvimento de depressão na vida adulta.
A compreensão da desregulação emocional em crianças com TDAH não é completa, e atualmente não há uma definição única para o fenômeno. Testes neuropsicológicos de controle emocional (impulsividade, autorregulação de emoções positivas e negativas e função executiva) indicam que o processamento de estímulos emocionais é prejudicado no TDAH. A maioria das descrições de desregulação emocional no TDAH inclui os conceitos de incapacidade de modular respostas emocionais e reações excessivas a um gatilho emocional específico que seria considerado inapropriado para a idade de desenvolvimento do indivíduo e o ambiente social. Respostas inapropriadas podem ser internalizadas (por exemplo, o indivíduo pode ser retraído, mal-humorado ou triste) ou externalizadas (por exemplo, podem ser emocionalmente voláteis, agressivas, argumentativas e até mesmo físicas). Além disso, evidências continuam a surgir de que déficits em mais de uma via neurológica são responsáveis pela desregulação emocional no TDAH.
Embora cuidadores e pacientes com TDAH busquem constantemente explicações para a desregulação emocional, atualmente não existe um padrão-ouro para avaliar a desregulação emocional no TDAH. É comum observarmos maior desregulação em crianças, adolescentes e adultos que apresentam sintomas mais graves de hiperatividade e impulsividade.
Os estudos também mostram que na vida adulta, existe maior incidência de divórcios e problemas de relacionamentos interpessoais em indivíduos com TDAH.
Clinicamente, os pais relatam que há melhora na regulação emocional quando o TDAH é tratado farmacologicamente, talvez por meio de melhorias nas áreas de controle de impulsos e desenvolvimento da atenção. Porém, além da farmacoterapia, o tratamento deve se concentrar na aprendizagem de habilidades cognitivas ao longo do processo de desenvolvimento. O tratamento recomendado para o TDAH são terapias, de acordo com a necessidade de cada indivíduo e medicação.
Como podemos observar, o TDAH é um transtorno que pode causar grandes prejuízos na vida do indivíduo, por este motivo é importante buscar uma avaliação e tratamento adequados, com o objetivo de reduzir os prejuízos. O quanto antes for diagnosticado e tratado, maior será a eficácia do tratamento.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br
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