Sexta, 21 Mar 2025

TDAH: modulação sensorial e desenvolvimento motor

O processamento sensorial é responsável pela aprendizagem que ocorre pela interação com o ambiente, ele é essencial para organizar e interpretar informações do corpo e do meio externo, gerando respostas adaptativas. Se existir uma ineficiência nesse processamento, irá refletir no desempenho motor, o que pode impactar diretamente a aprendizagem motora e acadêmica. A dimensão sensório-motora no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é particularmente relevante, pois os sintomas comportamentais estão frequentemente associados a dificuldades nesse processamento.

Estudos sobre a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o processamento sensorial e o desenvolvimento motor indicam que dificuldades em processar estímulos sensoriais podem acarretar déficits no planejamento e na execução de movimentos, tanto voluntários quanto involuntários interferindo diretamente no desempenho motor. Esses déficits também impactam a capacidade de atenção, fundamental para o aprendizado escolar.

Diversos estudos internacionais mostram que crianças diagnosticadas com TDAH enfrentam dificuldades significativas relacionadas à modulação sensorial, que é a habilidade de organizar e regular as respostas a diferentes estímulos sensoriais. Se existem falhas nesse sistema, a criança pode apresentar respostas desproporcionais aos estímulos recebidos, comprometendo suas funções motoras e sua capacidade de manter a atenção nas atividades escolares. O Transtorno do Processamento Sensorial pode impactar negativamente a participação em atividades diárias, prejudicando também aspectos sociais, a coordenação motora, o controle postural e, de maneira geral, o desempenho escolar.

Existem três tipos principais de transtornos sensoriais: hiporresponsividade sensorial, que consiste em uma resposta reduzida aos estímulos; hiperresponsividade sensorial, caracterizada por uma resposta exagerada; e busca sensorial, que se refere à necessidade contínua de estímulos intensos. Essa distinção ajuda a entender como as diferentes manifestações de processamento sensorial podem influenciar o comportamento e a capacidade motora das crianças com TDAH.

Estudos recentes sugerem que o TDAH está relacionado a um comprometimento no sistema de recompensa, resultando em dificuldades em perseverar em tarefas tediosas ou que não ofereçam uma recompensa imediata.

Crianças com TDAH frequentemente apresentam dificuldades na modulação sensorial, o que compromete sua capacidade de processar e responder adequadamente aos estímulos sensoriais. Essas dificuldades afetam tanto as habilidades motoras finas quanto as grossas, prejudicando a capacidade de participar de atividades físicas, essenciais para o desenvolvimento de competências motoras e interação social.

Além de programas de intervenção, adaptações no ambiente escolar são necessárias para garantir a participação dessas crianças em atividades que promovam seu desenvolvimento motor e social. Nesse sentido, a colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde é fundamental para elaborar um plano de intervenção eficaz e personalizado, atendendo às necessidades específicas dessas crianças e promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.

Por fim, as evidências indicam que estratégias baseadas em uma abordagem multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e educadores, são cruciais para oferecer suporte adequado a essas crianças.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

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