Domingo, 26 Maio 2024

A importância da leitura

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Tanto a leitura quanto a escrita são atividades de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.

Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.

O raciocínio se desenvolve porque quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro. Por meio da capacidade de interpretação estimulamos nosso senso crítico.

Uma das chaves essenciais da leitura é a "interpretação". Não adianta saber ler e decifrar os códigos linguísticos, é preciso compreender e interpretar essa leitura.

A leitura proporciona muitos benefícios: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário (repertório), conhecimentos gerais e do senso crítico.

Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior competência (habilidade) na escrita.

A leitura amplia e expande os horizontes cognitivos, aumentando o repertório. Além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo em que estimula reflexões.

Estes são alguns dos motivos pelos quais a leitura deve ser incentivada desde muito cedo. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los as bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles.

Já dizia Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".

Você sabia que a palavra leitura vem do latim "lectura" e significa eleição, escolha?

Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398 - 1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior difusão e produção de conhecimentos no mundo.

Devido a tecnologia, infelizmente, o ato da leitura foi cada vez mais adquirindo um lugar secundário.

Porém, a leitura é tão importante no mundo, que a expansão tecnológica proporcionou outras formas de leitura, por exemplo, os famosos e-books.

Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante.

Essa realidade torna-se mais evidente quando pensamos no problema do "analfabetismo funcional". Ou seja, o conhecimento do código linguístico unida à limitada capacidade de interpretar os textos. Esse é um dos principais problemas da educação no país, e portanto, as estatísticas assustam.

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Nesse panorama, destaca-se a região nordeste, com aproximadamente 30% da população. Uma realidade muito triste!

Esse problema estrutural deve-se a precariedade do ensino público do país e a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura nas escolas. No entanto, diversos programas educacionais têm focado na leitura e na escrita.

É extremamente necessário mudarmos essa realidade e você pode contribuir sendo um exemplo dentro de casa e estimulando a leitura de seus filhos e familiares. Esse hábito, como você pode notar, só traz benefícios para o desenvolvimento intelectual de qualquer indivíduo.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/