Segunda, 22 Dez 2025

Parentalidade e desenvolvimento socioemocional

Parentalidade no desenvolvimento infantil refere-se às práticas de cuidado, educação e apoio que figuras parentais (biológicas ou não) oferecem para garantir o desenvolvimento pleno da criança, abrangendo afeto, limites, estímulo e segurança, sendo crucial para a formação de adultos resilientes e felizes, e que requer suporte de políticas públicas para fortalecer os laços e habilidades familiares, especialmente na primeira infância.

Dentro da parentalidade temos os estilos parentais. Podemos descrever duas dimensões fortemente consideradas em relação aos estilos parentais, sendo elas: o calor e o rigor parental. O calor parental está relacionado ao apoio, afeto, diálogo e a dimensão do rigor parental está associada ao controle, supervisão, autoridade e nomas de comportamento.

São quatro os estilos parentais: autoritativo, autoritário, indulgente e negligente. E entre eles, temos pesquisas que apresentam resultados positivos para os estilos parentais indulgente e autoritativo. Sendo o estilo indulgente, pautado em calor afetivo, envolvimento emocional, diálogo, respeito as regras e acolhimento as necessidades e emoções da criança, obtendo índices ainda melhores.

Ainda assim, o estilo autoritativo que apresenta práticas próximas ao indulgente não obteve os melhores parâmetros por apresentar práticas de controle e punições.

É importante entender que os estilos parentais que apresentaram práticas favoráveis ao desenvolvimento das competências socioemocionais, estão associados também a melhor desempenho das funções executivas.

O estilo parental vai impactar em melhores condições cognitivas e não cognitivas ao longo da vida de uma pessoa. Basta olharmos em volta e observarmos as famílias e como elas se comportam, seus membros, filhos, o ambiente familiar e a maneira como a família se relaciona fará toda diferença na vida da criança.

Os estilos parentais têm uma relação direta com a sociedade, ou seja, eles podem mudar de acordo com as mudanças sociais. Pois em diferentes momentos históricos, diferentes estilos parentais eram anunciados como ideais. Essa diversificação aparenta estar ligada às crenças sociais do que é considerado uma boa parentalidade.

Podemos apontar três estágios históricos acerca dos estilos parentais. O primeiro estágio, no início do século XX contava com o estilo parental autoritário como o ideal. Ao final do século, os estudiosos apontavam o estilo autoritativo como o ideal (segundo estágio).

E apenas, na era digital e nos mais atuais estudos (terceiro estágio), o estilo indulgente passou a mostrar-se com melhores práticas. Os diferentes estágios dos estilos parentais estão fortemente associados ao desenvolvimento integral (habilidades cognitivas e não cognitivas) da criança.

Como puderam perceber, as práticas parentais que promovem um desenvolvimento saudável das habilidades cognitivas e não cognitivas em todo o ciclo de vida do ser humano, são pautadas no respeito, afetividade, acolhimento, ambiente seguro e liberdade de expressão.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

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Terça, 23 Dezembro 2025

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