Sexta, 03 Maio 2024

6 coisas para nunca dizer a alguém que está tendo problemas para engravidar

Dra. Regiane Glashan*

Você pode pensar que está dizendo as coisas certas enquanto conforta um ente querido que está lutando contra a infertilidade - mas pode estar fazendo mais mal do que bem.Os "tentantes" costumam me dizer que ouviram: "Se pararem de se preocupar, engravidarão magicamente ou que uma dieta específica ajudará".

Mas aqui está a verdade: muitas vezes há uma razão médica por trás do motivo pelo qual alguém não conseguiu conceber um bebê por conta própria. Mas mesmo em casos de infertilidade inexplicável, nenhuma quantidade de meditação ou férias de luxo podem apagar sua real necessidade de assistência especializada. A incidência de 1 em cada 8 casais enfrentando problemas de fertilidade, provavelmente há muito mais pessoas ao seu redor passando por infertilidade do que você imagina.

Aqui estão alguns dos conselhos mais comuns, cruéis e não solicitados àqueles que estão navegando em uma jornada de fertilidade:

1. Fertilização in vitro é simples - você já se informou sobre o procedimento? De simples não tem nada.

2. Talvez você não tenha nascido para ser mãe ou pai! Realmente? Vamos evitar este completamente. Dizer a alguém que deseja desesperadamente ter um filho que não deveria ter esse sonho ou que deveria simplesmente desistir e seguir em frente é cruel e insensível.

3. Apenas relaxe! Eu não posso te dizer quantas vezes os pacientes comentam que já ouviram isso. Embora, esse conselho possa ser bem-intencionado, ele coloca a culpa na pessoa que está tentando engravidar.

4. Você só precisa tirar férias! Sugerir que um problema médico legítimo pode ser resolvido com umas simples férias relaxantes, parece um tapa na cara da maioria "tentantes" a fertilidade. Embora às vezes possa ser saudável fazer uma pausa no tratamento, é frustrante dizer a alguém que tirar férias resolverá seus problemas de fertilidade (ou outro qualquer na vida).

5. Por que você simplesmente não adota? O problema com essa sugestão é duplo: ela minimiza o complexo processo financeiro, emocional e logístico da adoção e insinua que a adoção é simplesmente um plano B para alguém que não pode ter filhos biológicos. A adoção é uma bela opção para muitas famílias e deve ser tratada com respeito - não oferecida como um "Plano B" fácil.

6. Tudo acontece por uma razão! Você diria isso a alguém que acabou de ser diagnosticado com uma doença terminal? (Espero que sua resposta seja um NÃO!). Aplique a mesma lógica a alguém que está passando por desafios de fertilidade. Não importa o sistema de crenças deles, oferecer essa frase não tão reconfortante não minimiza o que eles estão enfrentando.

O que você pode dizer em vez disso

Deseja oferecer apoio genuíno e empatia a alguém que está passando por dificuldades de fertilidade? Abandone os "conselhos" acima e tente uma destas atitudes:

1. Deve ser tão difícil ainda não ter um bebê nos braços.

2. Eu sei o quanto você quer isso.

3. Lamento que tenha sido um caminho tão longo.

4. Você seria/será um pai maravilhoso.

5. Eu realmente espero que isso funcione para você.

6. Estou aqui por você.

7. Uau, isso parece exaustivo. Como você está lidando com tudo isso?

8. Há algo que eu possa fazer para ajudar? (Por exemplo, traga uma refeição durante um ciclo de tratamento de fertilidade ou ofereça-se para levá-los para ver um filme para distraí-los.).

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/