Sábado, 27 Abr 2024

9 resoluções que toda mãe deveria fazer

Dra. Regiane Glashan*

A perfeição não importa!

1 - Vou aceitar o fato de que não sou perfeita.

Você pode ficar mal-humorada, pode perder a paciência e, sim - pode até adiantar o relógio uma hora só para que as crianças vão para a cama cedo e lhe deem um pouco de paz e sossego. As crianças não precisam que você seja perfeita. O que eles realmente precisam são limites razoáveis, muitos abraços e beijos de uma mamãe de bem com a vida.

Confissões de mãe!

2 - Já me peguei fazendo coisas que não acreditei. Fingi que não ouvia o que meu filho me pedia só para ter uns minutinhos de sossego.

Encontre tempo para jogar!

3 - Vou me sentar no chão e brincar com meu filho "todos" os dias.

Bebês e crianças mais velhas precisam de um tempo "cara a cara" regular com os adultos de suas vidas. E, embora, possa ser difícil se envolver em seu mundo de fantasia - especialmente quando você está ocupada ou cansada, é vital que você faça isso. Por que? Porque a brincadeira é a forma de expressão do seu filho, e, a sua presença aumenta a inteligência emocional dele. Mesmo que o tempo no chão não seja o seu forte, siga o "time" de seu filho e você poderá se surpreender com o resultado positivo. Afinal, brincar e coçar é só começar!

Pratique Hábitos Saudáveis!

4 - Eu vou cuidar do meu corpo.

Quando foi a última vez que você colocou suas necessidades em primeiro lugar? Mesmo que você tenha que se forçar, reserve 30 minutos por dia, vários dias por semana, para fazer algum exercício. Melhora o seu humor, elimina a gordura e estimula o sistema imunológico. E não estamos falando de aulas de spin ou aeróbica complicada. Até mesmo uma simples caminhada pela vizinhança resolverá o problema. Procure manter uma dieta balanceada e dormir o máximo que puder todas as noites. Isto é cuidar da mente e do corpo.

Aceite a Realidade da Maternidade!

5 - Vou aprender a amar o caos.

A vida familiar é cheia de reviravoltas inesperadas, doenças contagiosas, férias da creche, equipamento doméstico quebrado e mais trabalhos do que você jamais verá acabar. Também está cheio de momentos de grande beleza, ternura, beijos pegajosos e um ou dois milagres de vez em quando. O que estou querendo dizer é que a vida não está sob o nosso controle o tempo todo. Então, vamos aprender a lidar com nossas frustrações.

Conecte-se à mesa de jantar.

6 - Farei do jantar em família uma prioridade.

Claro, é mais fácil pegar uma pizza e comer na frente da TV do que preparar uma refeição na mesa de jantar. Mas a comida não é o foco - a família é. Sentar-se com seus filhos todas as noites, permite que você se conecte e converse sobre o seu dia e o dia deles. É uma oportunidade de conexão, boa alimentação e conhecimento de como cada um pensa, sente e costuma agir. Algumas pesquisas mostram que as crianças que jantam regularmente com os pais têm maior probabilidade de se sair bem na escola e evitar problemas.

Não se esqueça do romance.

7 - Vou me concentrar um pouco mais no meu casamento.

O casamento é uma coisa viva que precisa ser regada, alimentada e nutrida. Porém, criar filhos leva tanto tempo e energia que é provável que você veja menos seu marido agora do que quando vocês dois estavam namorando. A solução? Segure as mãos - entrelacem os dedos e sempre que puderem, contratem uma babá (ou recrute sua sogra) uma vez por semana para que vocês possam passar um tempo juntos.

Manter contato.

8 - Vou arranjar tempo para os meus amigos.

Você pode viver sem amigos, mas por que você iria querer? Reservar apenas 15 minutos por semana para enviar um WhatsApp, enviar um e-mail ou fazer uma ligação telefônica fará mais do que mantê-lo conectado. Isso porque as amizades não apenas alimentam você emocionalmente, mas também ajudam a combater o estresse.

Aprecie as pequenas coisas.

9 - Vou me lembrar diariamente que o tempo com meu filho é precioso.

A maternidade nunca acaba - mas a infância sim. Você tem um bebê, pisca e, de repente, há uma criança de 3 anos na sua frente anunciando: "Estou grande agora". Os anos mágicos são incrivelmente breves, e, a cada dia aquela garotinha ou garotinho está mudando e crescendo, aproximando-se um pouco mais da porta. Lembre-se de que a essência da parentalidade não está nos marcos, mas nos momentos cotidianos. Portanto, pare, preste atenção e certifique-se de celebrá-los sempre que puder.

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/