Pais, acho que vocês vão gostar destas dicas!
Nada como pedir ao seu filho que não faça algo para obter os resultados desejados. E será que isto realmente acontece? Alguns estudiosos do mundo infantil chamam este tópico de "psicologia reversa". Como pais, usamos muitos chapéus diferentes. Somos cozinheiros, faxineiros, professores e médicos, enfermeiros, entre outras funções. Temos que ajudar nossos filhos a se ajudarem - e às vezes isso exige seguir um caminho alternativo, como a psicologia reversa. Em outras palavras, diga ao seu filho para fazer uma coisa para que ele faça o oposto (que é o que você realmente deseja).
Especialistas dizem que a psicologia reversa pode funcionar para algumas crianças. As crianças estão aprendendo a amar sua independência, o que as torna naturalmente contrárias.
Quer um exemplo? Minha sobrinha de 4 anos disse que não gostava de abacaxi. Então eu lhe disse: "Que bom que você não gosta. Vou pegar este pedaço, colocar raspas de limão e comer tudo". Na mesma hora ela disse que a fatia de abacaxi era dela e que iria comer tudo! Esta ferramenta é um exemplo da psicologia reversa.
Outras maneiras de fazer seus filhos lhe ouvir inclui:
Concentre-se primeiro
Às vezes, você pode pensar que seu filho está ignorando você intencionalmente, mas ele pode estar hiperconcentrado em alguma coisa, como completar um quebra-cabeça. Conecte-se com eles agachando-se para encontrá-los na altura dos olhos, dizendo seus nomes e fazendo seu pedido. Pergunte se eles entendem o que você está dizendo, só para ter certeza.
Seja curto, amável e específico
Não há necessidade de entrar em explicações prolixas sobre a importância de chegar na hora certa para a escola, especialmente se você já estiver atrasado. Comandos simples e diretos, como "Pegue sua mochila", serão suficientes.
Dê-lhes escolhas
As crianças anseiam por alguma aparência de controle. Dar-lhes duas opções pode capacitá-los. Por exemplo, se for difícil se vestir de manhã, você pode escolher duas camisas e perguntar qual delas a criança gostaria de usar, em vez de deixá-la vasculhar as gavetas.
Vá em frente
As crianças são naturalmente curiosas. Elas podem questionar você e adorar um bom debate. Você pode não ter tempo para isso. De vez em quando, dizer: "Porque sou seu pai e disse isso" terá que servir.
As crianças podem ser um desafio, mas grande parte disso vem do desejo de ganhar independência e testar limites. Encontrar maneiras de fazer com que eles ouçam e compreendam você os ajudará a aprender melhor a ouvir e a aprender habilidades para a vida.
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: