Terça, 15 Out 2024

Por que os bebês batem?

Imagem de cookie_studio no Freepik

Dra. Regiane Glashan*

As crianças pequenas podem não perceber que bater pode machucar, e isso provavelmente se deve em parte ao fato de que elas não desenvolvem totalmente o senso de compaixão até os 3 anos de idade. Mesmo que seu filho entenda a ideia, ele pode não ser capaz de se conter quando está perto de outras crianças (crianças de 1 ano quase não têm controle de impulso). Eles também não entendem completamente suas próprias emoções, muito menos as de qualquer outra pessoa. Isso sem falar que tem muito adulto que também não consegue controlar seus impulsos.

Suas razões para bater são bastante inocentes - e geralmente se enquadram em uma das seguintes categorias. Eles estão tentando se comunicar!

Como todo mundo, as crianças pequenas ficam entediadas, famintas, cansadas e sobrecarregadas. A diferença é que eles não têm habilidades verbais para identificar e comunicar essas emoções, o que pode deixá-los ainda mais frustrados.

Como o vocabulário (emocional e linguajar) de seu filho ainda não está totalmente desenvolvido, é mais provável que ele use o corpo para mostrar seus sentimentos ou revidar um desacordo. Eles estão defendendo seu território!

Você provavelmente notou que seu filho bate com mais frequência quando está no parquinho ou em uma brincadeira. Isso pode ocorrer porque eles estão perto de outras crianças que pegam seus brinquedos, empurram-nos para baixo ou simplesmente invadem seu espaço - e que podem não ouvir seu filho gritando: "Pare!" ou "Meu!". A raiva ou decepção que seu filho sente é difícil para ele controlar.

Se bater já é complicado, imagine morder! O que predispõe uma criança a morder?

- Elas estão tendo um dia ruim

Quando seu filho tem um dia de folga, ele pode simplesmente atacar porque está mal-humorado e não tem muitas habilidades de enfrentamento. Mesmo as crianças que não batem ou mordem com frequência podem perder o controle quando estão estressadas ou no final de um longo dia e com atividades cansativas (médico, dentista, terapias, etc.).

- Elas estão imitando outra pessoa

Seu filho pode ter visto um irmão mais velho brigando com um amigo e quer fazer isso também. Para algumas crianças, há um fator de tentativa e erro. Os pequenos veem outra pessoa batendo e pensam: "Humm, vamos ver como é".

- Elas são naturalmente temperamentais

Algumas crianças nascem com uma personalidade menos tranquila e gostam de liderar com os punhos ou os dentes. Muito se resume ao temperamento. Algumas crianças se livram facilmente das coisas, enquanto outras entram no modo "lutador de MMA".

- Elas estão tentando coisas novas

Crianças pequenas constantemente se perguntam: "Se eu fizer isso, o que vai acontecer?". Isso se reflete em suas relações com os outros. Elas não têm as habilidades para conseguir o que querem de maneira razoável, então podem agir de forma insistente ou desafiadora.

- Elas precisam de seu espaço

Crianças pequenas não têm uma boa compreensão das relações espaciais. Se elas estiverem se sentindo pressionadas ou encurraladas por outras crianças em uma área pequena, elas podem tentar bater (ou arranhar ou morder) para escapar.

Em nosso próximo encontro vamos abordar "Como lidar com o comportamento agressivo da criança"! Até lá!

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 15 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/