Sábado, 04 Out 2025

Talvez um dia

Para falar a verdade, é melhor não falar a verdade.

A verdade dói, já dizia a minha saudosa mãe. E dói mesmo. Já falei isso tudo uma porção de vezes, sei lá quantas, talvez até duas porções de vezes ou mil vezes desde que me conheço como jornalista e o mais que consegui foi me tornar um sujeito que só tem uma ideia na cabeça: falar a verdade.

Falar a verdade sempre foi minha intenção. Por vezes cheguei até a defender verdades que, a bem da verdade, eram mentiras. Coisas do tipo: "desta vez o Timão vai!!!". Só que o Timão nunca ia. Ou, quando surgia um político novo, "desta vez o país vai pra frente!!!".

Eu falava todo alegre e ficava todo triste um tempo depois, porque, a bem da verdade, a verdade é coisa rara neste país de mentirosos. Mentirosos sim. Até eu mesmo me sinto um mentiroso. De forma bem mentirosa cansei de apoiar mentiras pensando que, de fato, pelo menos daquelas vezes, as verdades iriam florescer.

Grandes mentiras. País de mentirosos.

" É verdade sim! "

Verdade mesmo. Cansei de ouvir, cansei de apoiar, cansei de pensar naquele velho refrão: Desta vez nóis vai O pior é que não ia. E não foi tantas vezes Lamentavelmente continua não indo.

Sai um, entra outro, sai o outro e entra um outro-outro e tantos outros que saem e entram e nóis na fita, mano. "Nóis pagando o pato", como diria o pobre trabalhador e batalhador pelas coisas.

Se bem que, pensando bem, ou até pensando melhor, somos um povo que só espera e nunca alcança. Não alcança porque espera demais de gente de menos. Gente de menos é aquela gente que sai por aí pregando mentiras e promessas que nunca cumpriram. Gente que entra no lugar de gente que não presta e acaba não prestando também.

Até os poetas criaram uma grande canção dizendo: "eu não presto, mas eu te amo!!!".

" Escandaloso "

Não é um escândalo isso? E é escândalo atrás de escândalo, fora os escândalos que nunca são revelados. Antigamente, escândalo era quando uma moça bonita saía acompanhada por algum vagabundo desses bem pilantras. A menina vestia um maiô duas peças nas praias e era mesmo um escândalo. Lindo escândalo, pois eram lindas meninas.

Hoje em dia os maiôs continuam com duas peças, cada vez menores e ninguém nem percebe. É o tal negócio do ser humano: quando a gente mostra muito, ninguém quer ver. Experimente usar um bikini bem maior, bikini que esconde muito e tal e coisa negada vai ficar de olho aceso.

" Diga que não "

Sei que você concorda. Especialmente se a mulher no caso seja a sua. Você vai dizer: "péraí, mano, num tá falando e nem vendo a minha mulher, tá?".

Ninguém é besta de dizer que é da mulher do cara que se está falando. Ninguém é besta de dizer que os políticos são ladrões, sem antes ressaltar "péraí, num estou falando de você, meu candidato preferido".

Mentem os políticos e mentem os eleitores. Uns mentem e ganham uma grana e outros mentem e pagam uma grana para os que mentem. Resumindo, tô mentindo mais que mentiroso que vai na TV para dizer que "desta vez nóis vai".

Nóis vai sempre. Pruquê nóis - eu falo "du povu" - nóis é burro mesmo. Nóis é quiscolhe us cara qui vão mandá in nóis. Nóis é qui iscolhe us cara qui vai robá nóis. Nóis num si prepara. Nóis num qué nem sabê Nóis sabi qui nóis num presta mais nóis si ama".

Não é lindo esse pedaço? Pois é. É nóis, mano.

" O que falta? "

Antigamente faltavam escolas. Hoje faltam alunos. Ou os alunos faltam nas aulas. Os professores se matam de falar sozinhos. "U qui nóis qué é diproma", dizem os mais audaciosos. E são tantos. E são muitos.

E são aqueles que vão à escola e não aproveitam o saber ensinado pelos professores. Que se matam para explicar, se matam para tolerar, se matam para pesquisar, se matam para melhorar cada vez mais. E pra quê? Pra quê, mano? "Nóis num presta mais eu ti amo". Não é bonita uma frase assim?

Tá cheio disso por aí. Parece bonito e até engraçado, se não fosse tão triste a gente ouvir gente falando assim, por só saber falar assim.

" Inventos "

Tenho certeza de que muitos vão pensar que estou inventando coisas, que estou dizendo ou escrevendo tudo isso para brincar ou para espalhar gozações, trocadilhos, troca letras e coisas do gênero, só que não é isso.

Só que isso tudo acontece no dia a dia nosso. Só que isso é a nossa realidade. E ficamos aqui invejando outros povos, alguns bem diferenciados, bem na frente, bem conscientes. Nós aqui, na nossa mentira de cada dia. Elegendo e enaltecendo gente pior que a gente. Isso me lembra até uma grande mensagem que dizia: "Gente não é gente, porque se gente fosse gente, não faria com gente o que gente faz com gente" - E não é? Pois é.

A Deus querer, um dia a gente vai crescer, vocês vão ver!

Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/