Sábado, 09 Ago 2025

Tô quente ou tô gelado?

Dia desses me peguei pensando e chegando à conclusão de que o melhor mesmo é não pensar.

Já pensou nisso?

Pensar pra quê, se o que a gente pensa, geralmente não tem nada a ver com o que as pessoas - eu falo no geral - realmente pensam.

Vai daí o que é que adianta pensar? E pensar em quê? Pensar em quem? E pra que? Geralmente eu penso nisso e você, amigo leitor, pensa naquilo. E o que é o isso e o que é o aquilo? Com certeza o meu isso dificilmente vai ter alguma coisa a ver com o seu aquilo.

As diferenças serão bem maiores que os quilos que a gente tem na cabeça.

" Eu, no sol "

Agora mesmo estava ao sol, lembrando das praias, lembrando do calor. E olhem que até nem estava tão frio assim, apesar da gente estar no inverno.

Alguns dizem que a gente não está no inverno, está mesmo é no inferno.

E onde fica o inferno? Esses alguns que eu disse, possivelmente vivem mesmo no inferno. Sim, porque, como dizem os filósofos, o inferno são os outros.

É o ônibus que passa roncando, é o cara do carro ali da esquina que vive buzinando pra todo mundo ver que ele tem carro, ou é até o Lula poetando, perdão, discursando.

O Lula poeta doeu, não?

" Pois é! "

Mas é, ou não é? Pelo menos é o que a gente merece. Você queria quem? O outro? Que outro? E nós temos algum outro nesses milhões de brasileiros que se atravancam por aí?

Sei lá. Só sei que nada sei, como diria o poeta. Poeta que já morreu de tanto poetar tanta estupidez humana.

Os poetas servem realmente para isso, criar situações que saem da alma para amenizar as dores da gente. Porque, realmente, não se pode negar, viver dói mesmo.

Dói ficar vendo tanta safadeza, tanta estupidez, tanta ordinarice (e o computador até me acusou de utilizar palavras obscuras e quem sabe até inexistentes como essa, ordinarice). Bem ordinária, não?

" Parecença "

Parece o cara falando, não parece? Que cara? - Perguntará o leitor. Um cara, qualquer cara que a gente conhece e fica falando bobagens por aí. Falando até pela televisão. Não é um cara chato? Ou o chato sou eu que não gosta dessa chatice e sem-vergonhice toda que campeia por aí.

É, ou não é? Sou ou não sou, pode ou não pode? Não tenho respostas.

Perguntar não ofende, diz o ditado, mas, responder perguntas como essas ofende mais do que um gol de frango, ou de escanteio. Como pode tomar gol de escanteio, não é? Sim, eu sou ruim de bola, amigo. Nunca fui escolhido naqueles joguinhos de amigos em dia de churrasco. Nem pra isso eu servia. "Tú é ruim dimais," diziam os atletas, menos "pernas de pau¨ do que eu. Ainda bem que eu não virei político.

" Tá bom "

E, no entanto, está bom assim mesmo, o governo do Lula está para acabar, não está? Ou ele já está pensando em começar de novo? E você? Está pensando em votar de novo? O voto é secreto, ainda bem. Eu voto sim. Mas eu não vou revelar o meu voto. Nem preciso. Nem será preciso. Para quê? Porque é que eu vou "picar los bueges" se não tem ninguém me esperando, como canta Atahualpa Yupanqui, meu pensador, poeta e cantador favorito que vem lá dos pampas argentinos.

Claro que você sabe o significado de "picar los bueges", expressão de boiadeiros e vaqueiros lá daqueles campos argentinos. Em todo o caso, eu revelo aqui um pouco do que eu sei para quem também não sabe: "picar los bueges" é cutucar os bois com a bota, bota que tem uma espora ou cutucar com um chicote.

Nossa! Deve doer no animal, mas como é linda essa canção cantada pelo Atahualpa. Procure ouvir pensamentos e frases de Atahualpa. Um grande poeta, um enorme pensador, um enorme cantor, não tem nada igual. Ouça.

" Será que eu volto? "

Mas, enfim, nem sei se vale a pena voltar a falar de política, de políticos, de Lulas ou outros peixes menos famosos.

A propósito, Lula é peixe? Não sei. Nem sei se nada. O nada é sobre os peixes e nada sobre o Lula, claro. Pro Lula nada. Ou você tá com o Lula na cabeça? Pois é, puseram o Lula lá e ninguém tira, não é um mal sinal?

Pelo menos é um sinal para eu parar de escrever, parar de pensar, parar de chorar, parar de torcer para o Curintia, parar de parar e ficar parado para ver se as coisas continuam assim ou podem até piorar.

É Lula - e tudo isso lá - e eu aqui. E você? Como é que você fica? Ou como é que vai? Vai pra onde? Vai ver que com toda a certeza estamos todos indo pro mesmo inferno. Tô quente ou estou gelado? - digaí

Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 09 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/